Alunos da Escola Atrium participam do projeto Escola do Legislativo

por marcos — publicado 25/10/2018 11h50, última modificação 25/10/2018 15h57

Estudantes do 4º ano A da Escola Atrium estiveram na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (25.out), para participarem do projeto Escola do Legislativo. Eles acompanharam uma palestra, no Plenário Teotônio Vilela, ministrada pela Professora Geli Sanches (PT), que falou sobre o papel do vereador na administração pública e sobre o funcionamento da Casa.

Os alunos estavam acompanhados da professora de História e Geografia Cláudia Alves Gontijo, e da coordenadora geral Liliana Teodoro de Castro Alves Ferreira. Ambas receberam Certificado de Honra ao Mérito pela atuação na formação das crianças, sobretudo na ênfase em ensinar a importância do trabalho dos detentores de mandato para a melhoria da sociedade.

A vereadora Professora Geli, que é diretora da Escola do Legislativo, entregou uma cartilha para os estudantes sobre a Câmara Municipal de Anápolis e respondeu diversos questionamentos feitos por eles sobre o trabalho do vereador. Em uma das perguntas, uma estudante queria saber se os vereadores escolhem suas áreas de atuação.

“Um vereador trabalha em todas as áreas, seja educação, saúde, esporte, entre outras. Mas a maioria escolhe uma bandeira mais específica para dar ênfase, que diz respeito a sua história de vida. No meu caso, eu atuo na educação”, explicou Professora Geli, que também falou do papel do parlamentar na criação de leis e fiscalização dos atos do Executivo.

Vespertino

Durante a tarde, foi a vez dos alunos do 4ºano vespertino visitarem a Câmara. Eles também estavam acompanhados da professora de História e Geografia Cláudia Alves Gontijo.

Os alunos tiveram oportunidade de realizar perguntas e esclarecer suas dúvidas. Entre os principais questionamentos, os estudantes indagaram sobre mandato, aprovação de projetos, carga horária de vereador, elaboração de leis municipais, e problemas da cidade.

A vereadora Professora Geli (PT) explicou que a população pode contribuir com o trabalho do vereador, levando os problemas da comunidade para o Poder Legislativo.

No final da palestra, a parlamentar destacou a importância da democracia. “A democracia é muito bonita. É através da democracia que a população escolhe seus representantes. Temos vereadores de vários partidos diferentes aqui, e todos voltados para o trabalho da população. O debate de ideias é essencial para que prevaleça o bem da população”, declarou.