ALA 2 é homenageada em Sessão Solene por realização do evento Portões Abertos

por fernanda — publicado 06/09/2018 09h55, última modificação 06/09/2018 09h53
ALA 2 é homenageada em Sessão Solene por realização do evento Portões Abertos

ALA 2 é homenageada em Sessão Solene por realização do evento ‘Portões Abertos’ (Foto: Ismael Vieira)

Na noite desta quarta-feira (5.fev) foi realizada Sessão Solene em homenagem a ALA 2, antiga Base Aérea, que é responsável pela realização do evento Portões Abertos. A iniciativa foi realizada no plenário da Câmara Municipal e presidida pelo vereador João da Luz (PHS).

O vereador destacou que “para mim é uma honra propor e presidir um evento como esse. A ALA 2 é um orgulho para todos nós. Essa unidade militar estratégica, sediada em nossa cidade protege o espaço aeroespacial do Brasil. Parabéns a todos os seus integrantes”, discursou.

João da Luz lembrou que já serviu a ALA 2, quando a unidade ainda era chamada de Base Aérea, mas depois de ter sido aprovado em concurso público estadual, deixou a instituição para fazer outra carreira profissional. “Não digo que arrependo dessa mudança, mas tenho saudades do tempo de militar”, comentou.

Ainda em seu discurso, o vereador do PHS lembrou que em 2018 a ALA 2 completou 46 anos de instalação e hoje faz parte da história da cidade. “O Portões Abertos acontece desde 1975, e é um dos projetos de sucesso realizados pela unidade. É tradição dos anapolinos esperar o dia de visitar a Base. Esse ano vou e levarei minha esposa e meus filhos que ainda não conhecem”, garantiu.

Em 2018 o Portões Abertos será realizado no próximo sábado (8.set) das 9h as 17h. A estimativa dos organizadores é que mais de 50 mil pessoas passem pela ALA 2 e participem das diversas atividades propostas.

“O nosso objetivo é realmente garantir a integração entre a unidade com a população anapolina, e também aos visitantes de outas cidades que nos visitam. Tudo é estrategicamente organizado para que o resultado do evento seja o melhor possível" disse o tenente coronel Roberto Rosa de Lima que na solenidade representou o atual comandante da ALA 2, coronel aviador Antônio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

Coronel aviador Mioni também recebeu da Câmara Municipal de Anápolis um certificado de Honra ao Mérito em reconhecimento a importância da ALA 2 para a cidade e para  o Brasil. Ao encerrar a solenidade, João da Luz destacou que a proposta da Sessão Solene foi sua em parceria com a vereadora Professora Geli, “mas foi aprovada por unanimidade dos colegas da Casa”, concluiu.

HISTÓRICO ALA 2

Somados os tempos de atuação da Base Aérea e depois a ALA 2, em 2018 completaram-se 46 anos de instalação desta importante unidade militar em Anápolis. No dia 5 de abril de 1972 foi realizada uma solenidade militar, sendo esta considerada a data do aniversário da 1ª ALADA.

Nesta unidade ficavam sediadas os F-103 MIRAGE, primeira aeronave supersônica da FAB. Sob o comando do Coronel Francisco Bento Antunes Neto, foi ativada, no dia 18 de janeiro de 2017, a Ala 2, de Anápolis (GO).

A partir de 2019, a ALA 2 será sede dos primeiros caças Gripen NG. Aqui também se abrigará o novo jato de transporte militar da Força Aérea Brasileira, o KC390, da Embraer Defesa & Segurança. Já os Portões Abertos da ALA 2 acontece  adesde 1975. A edição do evento em 2018 será nesse próximo sábado, dia 8, das 9h às 17h.

Presenças

Tenente coroel Roberto Rosa de Lima
Tenente coronel Aldo José Pereira da Rosa
Tenente coronel Cristiano Paulo Freitas
Tenente coronel Eldrim Mario Inforzatto (Ala 2)
Tenente coronel Roberto Rosa de Lima
Major aviador Fernando Rocha Rodrigues Comandante do DTCEA Anápolis
Major Fernando Maurício Gomes
Major aviador Henrique Moraes Furtado

 

registrado em: ,