‘Maio Laranja’ é apresentado na Câmara e pessoas que atuam no combate à violência sexual infantil recebem Moção de Aplauso

por Orisvaldo Pires publicado 18/05/2021 14h55, última modificação 18/05/2021 15h18
‘Maio Laranja’ é apresentado na Câmara e pessoas que atuam no combate à violência sexual infantil recebem Moção de Aplauso

‘Maio Amarelo’ é apresentado na Câmara e pessoas que atuam no combate à violência sexual infantil recebem Moção de Aplauso

A Câmara de Anápolis apresentou na manhã desta terça-feira (18.mai) o programa ‘Maio Laranja’ que objetiva incentivar a sociedade a denunciar casos de agressão sexual praticados contra crianças e adolescentes. A iniciativa do movimento é dos vereadores Seliane da SOS (MDB) e José Fernandes (PSB). O ato contou com a presença de um grupo reduzido de pessoas e vereadores, no hall da Câmara.

Na abertura da programação Seliane da SOS conclamou a sociedade a abraçar a campanha, “que não é minha ou do Dr. José Fernandes, mas é de toda a população, que tem o dever de proteger as crianças”. José Fernandes disse que, como médico legista, atende inúmeras crianças vítimas de agressões de todos os tipos, inclusive de violência sexual.

Dez personalidades que participam efetivamente das ações de combate à violência sexual infantil tiveram seu trabalho reconhecido com uma Moção de Aplauso conferida pelo Poder Legislativo. São elas a primeira dama Vivian Naves; as secretárias de Educação, Eerizânia Freitas, e de Integração Social, Esporte e Cultura, Andreia Lins; a titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Kênia Batista Dutra Segantini; os psicólogos Déborah Pereira Araújo Debastiani e Érika Cristine Pereira Ribeiro; o juiz da Infância e da Juventude, Carlos José Limongi Sterse; e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Jusceliane Vieira de Oliveira Teles.

Eerizânia Freitas e Andréia Lins falaram sobre a importância do ambiente escolar nos cuidados e proteção às crianças, e da rede de proteção formada por várias instituições e órgãos de defesa da criança. A delegada Kênia Segantini disse que diariamente atende casos de violência infantil e revelou a importância de melhorar a estrutura da Polícia Civil especialmente para o acompanhamento desses casos.

Foi apresentado um vídeo de orientação sobre as várias formas de reação das crianças que são vítimas de abuso sexual. De maneira geral elas têm dificuldades para se expressar sobre o assunto, mas apresentam comportamentos que podem ser lidos pelos pais ou responsáveis. As denúncias podem ser feitas no ‘Disque 100’.

O programa ‘Maio Laranja’, que prevê a realização de ações de conscientização, prevenção e enfrentamento à violência e abuso sexual infantil, de autoria de Seliane da SOS e José Fernandes, tramita nas comissões da Câmara. Passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e agora está na Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.

(Foto: Ismael Vieira / Diretoria de Comunicação e TV Câmara)