GALERIA DE EX-PRESIDENTES

1947 - 2010

A GALERIA DOS PRESIDENTES da Câmara Municipal de Anápolis é a história viva da caminhada do Poder Legislativo anapolino. As obras artísticas que retratam a figura de cada ex-presidente representam a atuação de todos os milhares de vereadores que, desde 1892, cumpriram mandato. 

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal é o chefe do Legislativo. Após a promulgação do resultado das eleições e a diplomação dos eleitos, os vereadores se reúnem informalmente e iniciam debates para a escolha daqueles que vão administrar a Câmara. 

No dia da posse – 1º de janeiro do ano de início da legislatura – os vereadores participam da eleição dos membros da Mesa Diretora. São feitas eleições distintas para presidente, vice-presidente, 1º, 2º, 3º e 4º secretários. O mandato da Mesa tem duração de dois anos.  

A Câmara era denominada Conselho Municipal, até 1930. Os primeiros conselheiros eleitos foram Vicente Gonçalves de Almeida, Floro Santana Ramos e Antônio Crispim de Souza. O primeiro presidente do Conselho Municipal de Anápolis, após a elevação à categoria de cidade (1907), foi Manuel Teodoro Batista. 

Após a Revolução de 3 de outubro de 1930, passou a ser Conselho Consultivo, cujos membros eram nomeados pelo Governo da União. O poder Legislativo de Anápolis, na condição de órgão especifico do Município para fiscalizar o Poder Executivo e com atividade legisladora, tem os seus fundamentos a partir de 8 de dezembro de 1947. Naquela data foi solenemente instalado tendo na presidência o jurista Adahyl Lourenço Dias.

Com nova denominação, a Câmara Municipal de Anápolis foi instalada em 1947, com 15 vereadores. Na legislatura de 1982, passou para 17 membros. Naquela legislatura foi promulgada a Constituição Municipal de Anápolis, exatamente no dia 5 de abril de 1990. Em 16 de maio de 1990, a Justiça ampliou o número de cadeiras para 21. 

Na legislatura de 2005-2008 o Tribunal Superior Eleitoral reduziu o número de representantes nas Câmaras Municipais de todo o País. Em Anápolis as cadeiras refluíram de 21 para 15. Nas eleições de 2012 foram colocadas em disputa 23 cadeiras na Câmara, número que persiste até os dias atuais.