GALERIAS DO LEGISLATIVO

A Câmara Municipal de Anápolis, que desde a instalação da Vila de Sant’Ana das Antas, em 1892, quando era denominado Conselho Municipal, escreve importante história de construção democrática da sociedade Anapolina. Além de elaborar leis e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, tem como mister conferir títulos de reconhecimento a pessoas que prestam relevante serviço à comunidade.

As informações contidas neste espaço integram Projeto de Preservação Histórica do Poder Legislativo, orientado pela Mesa Diretora da Câmara, elaborado pelo Centro de Pesquisas e Documentação (Cepedoc), e Diretoria de Comunicação e Cerimonial. Os pesquisadores interessados podem acessar dados sobre os presidentes que comandaram esta Casa de Leis ao longo destes quase 130 anos de ação parlamentar no município.

Também ficam à disposição informações sobre todas as honrarias concedidas pela Câmara. A principal e mais importante é o Título Honorário de Cidadania Anapolina, que se constitui ato oficial e solene, que torna cidadãos e cidadãs anapolinos de fato e de direito. A Comenda Henrique Santillo, outorgada anualmente no mês de dezembro, reconhece o trabalho de personalidades em favor do desenvolvimento de Anápolis em todos os setores. 

A Comenda Homero Ferreira da Cunha, cuja outorga ocorre no mês de agosto, celebra a data de fundação da Vila Jaiara (21.08.1948). A Medalha Dulce de Faria é conferida no mês de março, em homenagem à mulher. A Medalha Professora Nadyr de Souza Andrade reconhece, no mês de outubro, a importância da figura do professor na construção de uma sociedade mais justa e consciente. A Medalha Gérson Pereira de Araújo é entregue no início do mês de novembro e celebra o Dia do Servidor Público, comemorado em 30 de outubro.

As Galerias do Legislativo, portanto, significam o resgate da história da Câmara Municipal de Anápolis e sua relação íntima com os mais profundos desejos da população. O Poder Legislativo, como a ‘Casa do Povo’, constitui-se de pessoas que se investem de mandato eletivo para representar todos os segmentos sociais. Portanto, é digno que esta caminhada seja registrada, para que as pessoas se lembrem que a Câmara é a essência da luta pelo interesse público.