Destaques

por anl — publicado 03/08/2016 16h50, última modificação 09/02/2021 17h41

Câmara de Anápolis realiza audiência pública para debater sobre Cuidadores nas Escolas

por Geovana de Bortole publicado 25/03/2024 14h55, última modificação 25/03/2024 16h09
Câmara de Anápolis realiza audiência pública para debater sobre Cuidadores nas Escolas

Foto: Ismael Vieira

A Câmara de Anápolis realizou uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (25.mar), para debater sobre o tema Cuidadores nas Escolas.
A iniciativa partiu do vereador Frederico Godoy (Agir), e contou com as presenças dos vereadores Professor Marcos (PT) e Reamilton Espíndola (Republicanos).

A mesa diretiva teve foi composta pelos vereadores e pela presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência, Juliana Francis e Juliana Amorin, diretora de Inclusão e Diversidade na secretaria municipal de Educação.

Frederico Godoy disse que as mães pediram por essa audiência para ouvir os pais de crianças que precisam de cuidadores no município. “É importante conhecer todas as necessidades para que possamos realizar um trabalho de qualidade”, frisou.

Juliana Francis disse que as crianças não estão com a carga horária preenchida nas escolas. “Muitas crianças não ficam o tempo todo, pois não tem um cuidador para ela. A educação é um direito de todos. Peço um socorro para a secretaria de Educação para que encontre uma solução”, afirmou.

O vereador Professor Marcos falou que vivemos em uma sociedade em que historicamente há exclusão. “O tratado de Salamanca só obriga matricular os alunos com deficiência em 1994. Esse acordo fez o Brasil passar a aceitar os alunos. Mas as escolas não estavam preparadas para inclusão. Nem todas as crianças com necessidades específicas precisam de cuidadores, muitos precisam de professores especializados. O desafio é muito grande. Os cuidadores tentam fazer o que conseguem. Precisamos avaliar perfil. Outra fragilidade é referente ao pagamento. É importante valorizar os cuidadores”, declarou.

Reamilton Espíndola falou que esse tema é recorrente e uma luta sua de anos. “Meu filho foi o primeiro aluno do CMEI Maria Capuzzu Cremonez, e aprendemos muito. Sempre nos preocupamos com a capacitação dos professores que pudessem acompanhar nossos filhos. Entendemos que precisávamos unir forças para ter mais aprendizagem aos profissionais de apoio. Sabemos da dificuldade econômica. Eu, como pai, aprendi muito dentro do CEMAD. Em breve teremos a Clínica Escola do Autista e teremos apoio aos autistas e um centro de treinamento dos profissionais. Essa é a luta de um pai, de uma associação. Nosso papel é buscar políticas públicas para avançar nessa questão. Hoje temos nessa Casa uma comissão permanente para a pessoa com deficiência”, contou.

Juliana Amorim, diretora de Inclusão da secretaria municipal de Educação, pontuou que toda equipe está participando dessa audiência, para discutir as demandas. “Nos colocamos a disposição de todos. Nosso trabalho é divido em assessorias, estamos com 108 escolas. Recebemos muita demanda muito laudo médico. Temos um déficit de professor educacional especializado. Dentro da diretoria, temos o profissional de apoio, que muitos chamam de cuidador. Em relação ao pagamento dos profissionais, o prefeito já autorizou o reequilíbrio”, afirmou.

A audiência contou com a presença de representantes da Casa Joana, Associação Pestalozzi, da Apae e de pais de crianças com necessidades especiais. Alcilena da Silva, foi uma das mães que contou sua experiência. “Pedimos que as escolas ouçam as famílias, pois elas que sabem as especificações de cada criança. Peço um pouco de empatia e de amor, e que a família seja inclusa no processo para que tenha resultado”, disse.

No final da audiência, o vereador Frederico Godoy disse que vai preparar um documento para apresentar todas as demandas e buscar pela solução.

Empresários recebem título de cidadania anapolina

por Fernanda Morais publicado 21/03/2024 09h35, última modificação 25/03/2024 13h37
Empresários recebem título de cidadania anapolina

Foto: Lucas Guedes / Elive

A empresária e odontóloga Carla Lima Corrêa e o empresário Ariel Aleksandrus Rosa Bonome são os dois mais novos cidadãos anapolinos. A solenidade para entrega das honrarias foi realizada na noite da última quarta-feira (20.mar).

A sessão solene foi presidida pelo vereador Jakson Charles (PSB). A iniciativa partiu dos vereadores Seliane da SOS (MDB) e Cabo Fred Caixeta (PRTB). Estiveram presentes no evento os parlamentares, Andreia Rezende (Solidariedade), José Fernandes (MDB), Jean Carlos (União) e o Policial Federal Suender (PL), além do deputado estadual Amilton Filho (MDB) e do suplente de deputado federal, Márcio Corrêa (MDB).

Carla Lima é esposa do presidente do MDB de Anápolis, Márcio Corrêa, com quem tem os filhos Ana Laura e Márcio Filho. A empresária é formada em odontologia, mas atualmente atua no ramo imobiliário. Natural de Urutaí, Carla veio para Anápolis ainda criança e na cidade construiu toda sua vida.

"Trago muito de Urutaí em mim, mas com certeza, Anápolis é a cidade do meu coração. Desde que chegamos, toda a família, fomos acolhidos. Meus pais continuaram aqui, conheci o Márcio, tive meus filhos e comecei minha vida profissional. Sou muito grata a Deus por esse momento. Agradeço a amiga Seliane, ao Cabo Fred Caixeta, todos os vereadores e amigos presentes. Muito obrigada por compartilharem essa homenagem comigo", disse Carla.

Ariel Aleksandrus é nascido em São Paulo e veio com sua família para Anápolis em 1996. O empresário é casado com Karine Bonome, atua no ramo gastronômico e tem graduação em ciência da computação. "Esse é mais um dos momentos felizes que a cidade de Anápolis me proporcionou. Foi uma mudança grande deixar São Paulo e vir para uma cidade do interior, embora bastante desenvolvida. Foi uma escolha acertada porque aqui temos melhor qualidade de vida", disse Ariel.

A vereadora Seliane afirmou que a cidade ganha com quem acredita no seu potencial. "E hoje estamos reconhecendo a contribuição da Carla e do Ariel com Anápolis. Eles tem uma história de vida com o município, portanto, são merecedores da cidadania", comentou a emedebista.

Cabo Fred Caixeta evidenciou que o plenário cheio de amigos, familiares e vereadores reforçam que Carla e Ariel se tornam de direito o que já eram de fato. "Cidadãos anapolinos. Tenho certeza que esse título será honrado pelos dois e que Carla e Ariel continuarão acreditando na cidade e colaborando com seu desenvolvimento", frisou.

O suplente de deputado federal Márcio Corrêa agradeceu aos vereadores e disse que a responsabilidade de quem recebe uma cidadania anapolina é grande. "A Carla acredita na cidade, ela ama Anápolis. E esse reconhecimento faz com que ela queira trabalhar ainda mais pelo município", disse.

Já a mãe de Ariel, Kerllen Bonome, afirmou que os vereadores representam a população da cidade. "Esse título ao meu filho alegra toda a família. Viemos de São Paulo, foi uma mudança realmente para ter melhor qualidade de vida e aqui encontramos tudo aquilo em buscávamos em 1996", finalizou.

 

Em sessão solene, Câmara presta homenagem aos cuidadores escolares de Anápolis

por Geovana de Bortole publicado 20/03/2024 07h50, última modificação 20/03/2024 12h05
Em sessão solene, Câmara presta homenagem aos cuidadores escolares de Anápolis

Foto: Ismael Vieira

Em solenidade realizada na noite de terça-feira (19.mar), a Câmara de Anápolis prestou homenagem aos cuidadores escolares. A iniciativa foi proposta pelo vereador Professor Marcos (PT).

O vereador destacou que os cuidadores que atuam na rede municipal de ensino são profissionais importantes para que o atendimento educacional seja efetivado. “Nada mais justo que o Poder Legislativo reconhecer a importância da categoria com essa homenagem”, destacou o vereador.

Em seu pronunciamento, o parlamentar lembrou que atualmente a cidade conta com 108 escolas municipais, e cerca de 37 mil alunos. “Ninguém fala dos cuidadores. Escola não funciona sem inclusão, mas ninguém fala em valorização. Defendo a importância desses profissionais, que deveriam ser nomeados como professores de apoio”, afirmou.

A cuidadora Tânia Meira Pimenta Silva falou em nome dos homenageados. “Todos nós gostamos de ser reconhecidos. Não fazemos nosso trabalho esperando o reconhecimento. Fazemos o nosso dever de cidadão, e a nossa prioridade é o desenvolvimento da criança e a inclusão. Quando recebemos a surpresa de receber uma homenagem como essa é muito gratificante. Estamos sendo reconhecidos pela cidade que servimos”, disse.

Para Eliane Souza Moura de Oliveira, cuidar das crianças especiais não é fácil, mas é muito satisfatório. Estou me sentindo muito privilegiada por ser reconhecida pelo meu trabalho”, destacou.

Veja os homenageados:

Alessandra da Mata Silva

Amanda Gomes Urani

Ana De Moura Tavares Moreira

Angelina Silvana Silva

Arislayne Glaucielle Dalberto Marques

Brenda Victoria Da Palma E Silva

Calixta Francisca De Oliveira

Celma Estelita de Morais Xavier Borges

Cláudia Pereira da Silva Oliveira

Cleiciane Nonata Dos Santos Azevedo

Cristiane de Paula Maia

Dalvina Da Luz Oliveira Gonçalves

Daniela Ravila Nunes Dias Curado

Divina Aparecida Da Silva

Eliane Souza Moura De Oliveira

Elisângela Alves Peixoto

Eliza Aparecida Ferreira Silva

Eva De Fátima Assis De Souza

Evanir Regis Ferreira

Gláucia Da Silva Bento Ribeiro

Grabriela Stephanie Da Silva

Guilherme Juan Fernandes Costa

Idelvani Aparecida Lopes

Ilza Aparecida do Nascimento Silva

Ivanilda Pires De Souza

Janisa Moreira Alves

Josely Ferreira Cunha (Jota)

Karla Vitória Dos Santos Batista

Kelcy Gomes Mattos

Kênia De Paula Barbosa

Kênia Tavares Câmaras Jesus

Laila Raíssa Vitorino Moreira Severo

Layanne Caroline Braga Pinheiro

Leila M Aria Ribeiro Silva

Ludmilla Silva Texeira De Ávila

Márcia Rosa De Sousa

Maria Alves Ferreira Menezes

Maria Angélica de Rodrigues

Maria De Lourdes Santana

Maria Do Socorro Fernandes Ribeiro Eliseu

Maria Eliett Tavares Sousa E Silva

Maria Madalena De Oliveira

Maria Serrate Nogueira De Oliveira

Marilaine Gomes Pereira

Pauliani Modesto De Souza

Rafael Silva Araújo

Raquel Pereira Coelho De Oliveira

Roseli Maria De Brito Costa

Rozane Alves Bobato De Oliveira                                                                                                                                                                                                            Samara Yasmin Do Carmos Vieira

Sandra Patrícia Da Silva Viera Dias

Sarah Priscila Macedo Alves

Selma Regina Nunes De Nunes

Stephanie Conceição Pinto

Tânia Meira Pimenta Silva

Valéria Barbosa de Carvalho

Uscielly Fonseca Silva

Wanda Rosa Dos Santos Castro

 

Audiência pública tem apresentação de Plano de Macrodrenagem de Anápolis

por Marcos Vieira publicado 19/03/2024 15h01, última modificação 19/03/2024 15h01
Audiência pública tem apresentação de Plano de Macrodrenagem de Anápolis

(Foto: Guto Neves)

Uma audiência pública, realizada na noite de segunda-feira (18.mar), no plenário Teotônio Vilela, apresentou à população, autoridades e representantes de entidades o Plano de Macrodrenagem de Anápolis, elaborado por uma consultoria contratada pelo Poder Executivo e que tem o objetivo de mitigar as enchentes na cidade.

A proposta para o debate foi de iniciativa do vereador Wederson Lopes (União Brasil). A apresentação do plano foi feita por Antônio El Zayek, da Biodesign Consultoria e Projetos Ambientais, que informou que Soluções Baseadas na Natureza (SbN) serão implantadas para mudar a realidade na cidade.

“É uma proposta para a gente parar de empurrar a água para a baixada, onde ela está dando problema, e criando as enchentes. Recuperar o que a natureza fazia, que é fazer a percolação da água, desde o alto, criando resiliência no sentido de tornar a cidade melhor. Uma cidade mais verde, com segurança hídrica, sem enchente e que seja rica ambientalmente”, disse El Zayek.

O vereador Wederson Lopes classificou o evento como positivo, alcançando os resultados esperados. “Os presentes conheceram esse plano que foi contratado pela prefeitura, pelo prefeito Roberto Naves. O programa apresentado foi elogiado pela população quando tomou conhecimento aqui”.

“Agora é partir para a próxima etapa, que é a execução. Deixando claro que essa gestão está sendo finalizada, ela não consegue executar todo esse plano, mas ela já deixou o plano contratado, pronto, para que ela já comece a executar e a próxima continue. Estamos felizes pelo resultado e que a prática venha para o bem das famílias, principalmente aquelas afetadas pelos alagamentos”, completou Wederson.

O presidente da Frente Parlamentar de Acompanhamento às Medidas Preventivas às Enchentes em Anápolis, vereador Jean Carlos (União Brasil), disse que foi uma apresentação importante de um estudo que foi realizado por um profissional expert, com capacidade reconhecida.

“Obviamente é um diagnóstico, mas nós queremos que haja um cronograma estabelecido, com prazos e metas, para que possamos dar realmente uma resposta concreta à população. Obviamente esse é o primeiro passo importante. Já houve aqui uma proposta, na última sexta-feira, em sessão extraordinária, para a implantação de uma bacia de contenção oriunda do próprio estudo. Então estamos avançando”, ressaltou Jean.

O vereador Alex Martins (PP) destacou a presença de diferentes setores da sociedade na audiência, inclusive com a população tendo espaço para apontar suas dores e dificuldades. “É uma cidade que não foi planejada, mas que precisa criar mecanismos claros, exitosos, para a solução do problema, que é grave”, comentou.

Para o vereador Lisieux José Borges (PT), o Plano de Macrodrenagem precisa ser um projeto da cidade, e não um projeto de governo. “Tem que se tornar lei para que se cumpra tudo que foi falado aqui”.

Lisieux ressaltou que é um plano diferenciado, que acredita muito em usar a natureza a favor da cidade, e isso é bom, é uma situação viável. “Mas isso precisa ser colocado em prática e é o que nós esperamos com a força desse governo que está, já no limiar, que se torne lei e entre para os próximos anos”.

A secretária de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Flávia Ribeiro, disse que as inundações não são problemas de agora, mas se houver o planejamento correto, baseado no plano contratado pelo Executivo, é possível sim que se alcance resultados no futuro. “São mudanças de paradigmas, de conceitos, que tem tudo para resolver o problema de Anápolis para os próximos anos”.

Câmara aprova projetos para o transporte coletivo e permuta de área em sessão extraordinária

por Marcos Vieira publicado 15/03/2024 11h35, última modificação 15/03/2024 11h35
Câmara aprova projetos para o transporte coletivo e permuta de área em sessão extraordinária

(Foto: Ismael Vieira)

A Câmara de Anápolis aprovou nesta sexta-feira (15.mar), em sessão extraordinária, quatro projetos de lei do Poder Executivo, de autoria do prefeito Roberto Naves (Republicanos).

As proposituras foram aprovadas em dois turnos, sem emendas, e agora seguem para sanção. São elas:

PLO 035/2024 – Autoriza o chefe do Poder Executivo a conceder subsídio ao transporte público coletivo urbano do Município de Anápolis, operado pela concessionária empresa Urban – Mobilidade Urbana de Anápolis SPE/LTDA.

PLO 036/2024 – Regulamenta a aquisição, emissão e distribuição do vale transporte social por meio do cadastro único do Município de Anápolis e dá outras providências.

PLC 037/2024 – Dispõe sobre a isenção do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISS – para a empresa Urban – Mobilidade Urbana de Anápolis SPE/LTDA, e dá outras providências. Com voto contrário do vereador José Fernandes (MDB)

PLC 038/2024 – Autoriza a desafetação, permuta a afetação e dos imóveis que menciona e dá outras providências. Com votos contrários dos vereadores Professor Marcos (PT), Seliane da SOS (MDB) e José Fernandes (MDB).

Integrantes do Programa Força no Esporte são homenageados

por Fernanda Morais publicado 14/03/2024 13h45, última modificação 15/03/2024 09h07
Integrantes do Programa Força no Esporte são homenageados

Foto: Guto Neves / Elive Produtora

Integrantes do Programa Força no Esporte (Profesp), foram homenageados durante sessão solene realizada na Câmara Municipal. O evento, de inciativa da vereadora Andreia Rezende, aconteceu na noite da última quarta-feira (13.mar).

O Profesp é idealizado através da parceria entre a Prefeitura de Anápolis e a Base Aérea (BAAN). Entre os homenageados da noite estavam militares da Força Aérea Brasileira (FAB), e civis, representados por servidores da Secretaria Municipal de Educação.

O comandante da Base Aérea, coronel aviador Leandro Vinícius Coelho, coordenador geral do Profesp, agradeceu a honraria. O militar contou que o Profesp começou atendendo 100 estudantes, em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar.

"Em 2024 temos o objetivo de atender 500 alunos. O Profesp em Anápolis é um dos maiores do Brasil e é um orgulho para nós fazermos parte da vida dessas crianças e dessas famílias atendidas pela iniciativa", disse o coronel aviador Vinícius.

O comandante explicou que no contraturno escolar as crianças participam de ações esportivas e educacionais, atividades em datas comemorativas, visitas a órgãos públicos, culturais e também à Base Aérea de Anápolis.

"Com isso alcançamos resultados positivos como a redução da exposição dos alunos a violência, fortalecimento da alto estima dos participantes, integração social e ainda observamos uma melhora significativa no desempenho escolar dos alunos", ponderou o coronel aviador.

A vereadora Andreia Rezende falou sobre a  satisfação de ser a autora da homenagem. Segundo ela, o objetivo foi reconhecer e valorizar o Profesp. "O Programa transforma a vida das crianças e de todos aqueles que são responsáveis pela sua existência e idealização", disse.

Durante o evento Andreia Rezende citou um texto bíblico que trata sobre "dar honra a quem tem honra". Nesse sentido a vereadora reforçou que é uma entusiasta da iniciativa e admiradora dos seus integrantes. "Conheço o Profesp há dez anos. Parabéns a todos os homenageados. A Base Aérea faz parte da história de Anápolis e essa integração entre a FAB, Prefeitura e a sociedade é benéfica para todos. Vida longa ao Profesp", frisou.

Quem também recebeu a Moção de Aplauso foi a coordenadora pedagógica do Profesp, Magda Elaine de Oliveira. Professora da rede pública ela soma 13 anos de dedicação ao Profesp. "Eu agradeço o carinho da vereadora Andreia e o comprometimento da Base Aérea com o projeto", disse.

Magda relatou ainda que viu  centenas de crianças e familiares tendo vidas transformadas com o Profesp. "Isso nos traz um sentimento de dever cumprido. Vários são os relatos dos pais dizendo que o comportamento dos filhos em casa mudou. O Profesp é acolhimento, educação, esporte e cidadania", concluiu.

Homenageados

Coronel aviador Leandro Vinícius Coelho –  comandante da Base Aérea de Anápolis e Coordenador geral do Profesp
Tenente-Coronel Intendente Juliana Bustamante Porto
Tenente Francisley Mamedes Ferreira Rosa – coordenador de Núcleo
Suboficial Marcelo Luiz dos Santos Regis - coordenador esportivo
Magda Elaine de Oliveira - coordenadora pedagógica
Tente Kelly Campos
Sargento Luciano Thiago Lopes Celestino 
Sargento Wender Lázaro da Costa
Divina Aparecida Pereira
Soldado Jean Carlos de Almeida 
Soldado Woshington Henrique da Silva Cruz Muniz
Soldado Elias Antônio Costa Fernandes
Soldado Basílio Aguiar Mendes

 

Câmara e Prefeitura assinam ordem de serviço para início das obras da trincheira do Recanto do Sol

por Orisvaldo Pires publicado 14/03/2024 20h12, última modificação 14/03/2024 20h12
Câmara e Prefeitura assinam ordem de serviço para início das obras da trincheira do Recanto do Sol

Câmara e Prefeitura assinam ordem de serviço para início das obras da trincheira do Recanto do Sol

O presidente da Câmara de Anápolis, vereador Dominguinhos do Cedro (PDT), e os vereadores Alex Martins (PP), Cabo Fred Caixeta (PRTB) e Andreia Rezende (SD), participaram, na manhã desta quinta-feira (14.mar), do ato de assinatura da ordem de serviço para o início das obras da trincheira escavada e viaduto em concreto, que será erguida na BR 153, na altura da saída 437, com acesso ao Residencial Flor do Cerrado e Residencial das Rosas, na região da chamada Grande Recanto do Sol.

No projeto de execução da obra serão utilizadas as mais modernas técnicas de engenharia. A construção começa após pelo menos dois anos de tratativas da prefeitura de Anápolis junto à concessionária da BR 153, Ecovias do Araguaia, e ao Ministério dos Transportes, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Para a construção da trincheira são aportados R$ 38.052.699,10, provenientes do programa ‘Anápolis Investe’. A obra é executada pela empresa Mobicon Construtora e vai beneficiar aproximadamente 80 mil pessoas. A previsão de entrega é dezembro de 2024.  Da obra vão constar acostamento variável, faixas de segurança, canteiro central, capa asfáltica em Binder e CBUQ (asfalto quente usinado), além de 159 luminárias e galerias de água pluvial. 

VIAS DE ACESSO
Dominguinhos do Cedro lembrou que a prefeitura assumiu uma obra que é de responsabilidade do governo federal e pediu à Ecovias que abra as vias que dão acesso aos bairros ao longo do trecho urbano da BR 153. Os vereadores Cabo Fred, Andreia Rezende e Alex Martins falaram sobre a solução de um problema emblemático para o tráfego de veículos na região e que, além de dar segurança, a obra de mobilidade urbana traz “qualidade de vida”.

Roberto Naves agredeceu a parceria do presidente da Câmara, Dominguinhos do Cedro, e a parceria do Poder Legislativo. Elogiou o presidente Dominguinhos do Cedro que, segundo o prefeito, defende a independência do Poder, mas “mantém diálogo saudável com o Executivo”, tem posicionamento firme, “mas também sensibilidade para entender o que é melhor para o próximo. Essa parceria é fundamental”.

Entre os objetivos principais da nova trincheira estão a garantia de mais segurança no perímetro, facilidade de acesso aos bairros próximos e desafogar a trincheira na confluência da BR 153 com a BR 414, na conexão das avenidas Brasil Norte e Universitária com o Jardim das Américas III Etapa.  “Já falamos à construtora responsável que queremos a trincheira construída no menos tempo e com a maior qualidade possíveis”, disse Roberto Naves. 

ENTENDIMENTO
O prefeito historiou as fases do processo de negociação da prefeitura com a Ecovias do Araguaia e com a ANTT. Lembrou que foi intenso nas tratativas com a concessionária da BR 153, “e no final houve entendimento da importância do projeto e a prefeitura foi autorizada a realizar a obra”. Naves reafirmou que a trincheira será totalmente construída com “recursos do povo de Anápolis”. E que a obra será definitiva, “para que não cause qualquer problema nas próximas décadas”.

O ato de assinatura da ordem de serviço teve as presenças do vice-prefeito Márcio Cândido (PSD); a primeira-dama e deputada estadual Vivian Naves (PP); a secretária municipal de Obras, Flávia Ribeiro; a assessora especial do gabinete do prefeito, Eerizania Freitas; o diretor da Mobicon Construtora, Ricardo Vilela; diretora da Caixa em Anápolis, Adriane Menezes; gerente de engenharia da Ecovias do Araguaia, Sidney Vilar Rodrigues; inspetor-chefe da PRF/Anápolis, Luciano Clemente; comandante do 28º BPM, tenente-coronel Geraldo Flávio Syrio Carneiro; subcomandante do 3º Batalhão do Bombeiro Militar em Anápolis, capitão Silva Filho; entre outros secretários e diretores da prefeitura, e moradores da região.

Ações do documento

registrado em: