Destaques

por anl — publicado 03/08/2016 16h50, última modificação 09/02/2021 17h41

Câmara entrega títulos de cidadania anapolina a quatro personalidades

por Marcos Vieira publicado 21/11/2024 16h01, última modificação 21/11/2024 16h01
Câmara entrega títulos de cidadania anapolina a quatro personalidades

(Foto: Ismael Vieira)

A Câmara de Anápolis promoveu a entrega, na noite desta terça-feira (19.nov), de títulos de cidadania anapolina a Alessandro Di Carlo Ferreira, Danielle Pereira Nava, Leticia Constante Nunes Rocha e José Carlos Carvalho.

O evento foi conduzido pelo presidente Dominguinhos do Cedro (PDT), autor dos projetos de decreto legislativo – aprovados por unanimidade em plenário – que homenagearam Alessandro, Danielle e José Carlos. Também presente, a vereadora Cleide Hilário (Republicanos) é autora da propositura que condecorou Leticia.

“É uma honra estar aqui, nesta noite, para homenagear personalidades que já fazem parte do cotidiano do município e, agora, por força de lei, aprovada pelos representantes do povo, passam a ser cidadãos de fato e direito”, ressaltou Dominguinhos.

Cleide frisou o peso de um título de cidadania, que amplia a responsabilidade daqueles que são condecorados. “E temos aqui pessoas com currículos que estão à altura de uma honraria tão significativa outorgada pelo Poder Legislativo”, comentou.

A seguir, um breve currículo dos homenageados:

ALESSANDRO DI CARLO FERREIRA
51 anos. Formado em Engenharia Agrícola. Trabalhou como gerente de oficina. Na política foi coordenador de campanha de Ronaldo Caiado, em 1994. Foi assessor de desembargador no Tocantins e diretor comercial de empresa no Piauí. Atuou na assessoria da Secretaria de Indústria e Comércio de Goiás, como representante comercial de indústria de papel em Senador Canedo, Tocantins, Pará e Maranhão. Coordenador de campanha para prefeitura de Anápolis em 2016. Diretor administrativo e financeiro da CMTT em 2017 e 2018. Atualmente é diretor da empresa Quebec.

DANIELLE PEREIRA NAVA
Natural de São Luiz do Maranhão. Tem 44 anos. Veio para Goiás em 1990. Ajudava a fazer sopa em Caldas Novas. Em 2010 veio para Anápolis para cursar Direito. Pós-graduada em Direito do Trabalho Processo Trabalhista; em Advocacia Feminista, e o Direito da Mulher; Especialista em Direitos Humanos e Movimentos Sociais; cursada em Psicanálise Clínica; especialização em Primeira Infância; Direitos, Proteção e Enfrentamento das Violências. Concursada na Justiça Federal. Em 2015 entrou para os quadros da OAB, presidindo várias comissões. Em 2019 fundou a Associação Ártemis Anápolis, que faz trabalhos voluntários. Entre os vários projetos que criou, está a Sala de Escuta da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Encaminhou à Câmara Municipal projetos como o ‘Menina Moça’ e o ‘Disque 100’ nos ônibus urbanos. É líder do Núcleo Mulheres do Brasil, vice-presidente do Conselho Municipal da Mulher, membro do Conselho da Criança e do Adolescente, e coordenadora da Subcomissão do Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes.

LETÍCIA CONSTANTE NUNES ROCHA
Natural de Goiânia, tem 31 anos. Formada em Direito. Iniciou sua carreira como estagiária na Casa Civil no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Ao longo dos anos, teve experiências também no comércio e no varejo. Passou uma temporada na Europa. De volta ao Brasil, atuou no setor bancário. É assessora administrativa há 4 anos na Diretoria do Tesouro.

JOSÉ CARLOS CARVALHO
78 anos, natural de Petrópolis (RJ). Chegou em Anápolis em 1985, para estudos universitários. No ano seguinte trabalhou na Cemina como eletricista industrial. Se formou advogado em 1989. Em 1993 ingressou na Câmara Municipal como servidor comissionado, como advogado. Se casou em 1989, tem 6 filhos. Agora completa 31 anos como jurídico nesta Casa de Leis.

Em sessão solene, Câmara presta homenagem aos Biomédicos

por Geovana de Bortole publicado 21/11/2024 12h18, última modificação 21/11/2024 12h18
Em sessão solene, Câmara presta homenagem aos Biomédicos

Foto: Ismael Vieira

Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (21.nov), a Câmara de Anápolis concedeu moção de aplauso a Biomédicos.
A vereadora Cleide Hilário (Republicanos) foi a autora do evento. Em seu discurso, parabenizou os profissionais, que atuam em diversas áreas da saúde. “é uma profissão muito importante, que cuida de diversas categorias. Não é apenas aquele que fica apenas no laboratório, mas sim, ajuda a cuidar da saúde das pessoas. É uma justa homenagem”, disse a parlamentar.
O presidente da Câmara, Dominguinhos do Cedro (PDT), participou da solenidade e cumprimentou os homenageados. “Em nome do Poder Legislativo, parabenizo os profissionais, e agradeço por cuidar da saúde dos anapolinos. A Câmara é a povo, e estamos de portas abertas para receber a todos”, declarou.
O presidente do Sindicato de Biomedicina de Anápolis falou que esta é uma profissão recente da área da saúde. “Temos 50 anos de atuação e o Conselho que representa nossa jurisdição tem 35 anos. Com a implantação do Conselho, avançamos muito, com mais de 24 mil biomédicos inscritos. Fico muito grato ao ver que nossa profissão está crescente no Brasil e na cidade”, contou
Karla agradeceu pela lembrança e agradeceu a vereadora. “A atuação do biomédico é muito ampla. Temos mais de 33 áreas de atuação, somos os heróis do jaleco branco escondidos atrás dos bastidores, melhorando os diagnósticos, tratamentos, desenvolvendo imunoterapia, trabalhamos também com a parte de vacina. Essa homenagem é justa pelo reconhecimento dos profissionais”, afirmou.


Veja a Lista de homenageados:


Renato Pedreiro Miguel (Presidente do Conselho de Biomedicina Anapolino)
Ana Carolina Boaventura
Aparecida Vieira Gonçalves
Bianca Lemes
Camila Franco
Davylla Rafaella
Eden Gomes Rodrigues
Fernanda Alves
Fernanda Fernandes Oliveira
Greicy Kelly de Sá
Karla Fernanda Rodrigues
Leidiane Moreira
Liliane Coelho
Lucas da Silva Sá
Maria Aparecida Rosa da Silva
Mariana Antunes Silva
Pollyana Benfica
Pollyana Carlos Azevedo
Raphael Carlos Azevedo
Rosângela Reis
Rose Melo

 

Comissão de Finanças, Orçamento e Economia avalia dois projetos de lei

por Geovana de Bortole publicado 14/11/2024 11h57, última modificação 14/11/2024 11h57
Comissão de Finanças, Orçamento e Economia avalia dois projetos de lei

Foto: Ismael Vieira

Nesta quinta-feira (14.nov), a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia examinou dois projetos de lei. a reunião teve a presidência de Seliane da SOS (MDB), com as presenças de Delcimar Fortunato (PSDB), Professor Marcos (PT), Alex Martins (PP) e Jakson Charles (PSB).

Os vereadores aprovaram, com parecer de Delcimar Fortunato, o processo do Executivo, que altera redação do artigo 6º da Lei Complementar nº527, de 12 de julho de 2023, que institui a Lei de Diretrizes Orçamentárias e dispõe sobre as diretrizes gerais para a elaboração da Lei Orçamentária de 2024. O documento segue para votação em Plenário.

Delcimar vai relatar o projeto da Mesa Diretora, que dispõe sobre a aprovação de contas da Prefeitura Municipal de Anápolis referente ao exercício de 2022.

Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprova concessão de Medalhas propostas pela Mesa Diretora

por Geovana de Bortole publicado 14/11/2024 11h55, última modificação 14/11/2024 11h55
Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia aprova concessão de Medalhas propostas pela Mesa Diretora

Foto: Ismael Vieira

Sob a presidência de Cleide Hilário (Republicanos), com as presenças de João da Luz (Cidadania), Seliane da SOS (MDB) e Jakson Charles (PSB), a Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia se reuniu nesta quinta-feira (14.nov), para analisar dois projetos de autoria da Mesa Diretora.
O primeiro cria a Medalha José Borges destinas às pessoas que trabalham com filantropia no município de Anápolis.
O outro processo dispõe sobre a concessão da medalha Vereadora Francisca Miguel, no ano de 2024 às personalidades anapolinas que prestam relevantes serviços em prol da luta pelos direitos da mulher anapolina.
Os dois documentos foram relatados por Seliane da SOS, e seguem para apreciação dos vereadores em Plenário.

 

Comissão de Constituição, Justiça e Redação analisa quatro projetos de lei

por Geovana de Bortole publicado 14/11/2024 11h54, última modificação 14/11/2024 11h54
Comissão de Constituição, Justiça e Redação analisa quatro projetos de lei

Foto: Ismael Vieira

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação se reuniu nesta quinta-feira (14.nov), sob a presidência de Thaís Souza (Republicanos), com presenças de Andreia Rezende (Avante), Jakson Charles (PSB).
Quatro projetos foram avaliados pelos vereadores. dois deles já foram aprovados e encaminhados para comissões de mérito.
O processo da Mesa Diretora, que dispõe sobre a concessão da Medalha Vereadora Francisca Miguel no ano de 2024 às personalidades anapolinas que prestam relevantes serviços em prol da luta pelos direitos da mulher anapolina teve relatório de Andreia Rezende, e segue para a Comissão de Educação.
Foi encaminhada para a Comissão de Saúde, com parecer de Andreia Rezende, a matéria proposta por Jakson Charles, dispõe sobre a obrigatoriedade, nos termos da Lei Complementar Federal nº 141, de 13 de janeiro de 2012, da realização de audiências públicas pelo Gestor do SUS para a prestação de contas e apresentação de Relatório Detalhado referente aos recursos aplicados no Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Anápolis.
Cleide Hilário foi nomeada relatora do processo do Executivo, que acrescenta dispositivos na Lei Complementar nº 144 de 17 de abril de 2007, que regulamenta o art. 95 da Lei Orgânica
do Município, dispondo sobre a organização da Procuradoria-Geral do Município de Anápolis.
Jakson Charles vai relatar o veto total ao Autógrafo de Lei n° 092/2024 - dispõe sobre a
obrigatoriedade de divulgação de custos de veiculação de publicidade nos meios de comunicação e dá outras providências, que teve iniciativa do vereador Policial Federal Suender (PL).

Câmara realiza audiência pública com o tema Fórum Municipal de Educação

por Geovana de Bortole publicado 14/11/2024 11h32, última modificação 14/11/2024 11h32
Câmara realiza audiência pública com o tema Fórum Municipal de Educação

Foto: Ismael Vieira

Uma audiência pública foi realizada na noite de quarta-feira (13.nov), para debater sobre a educação municipal. O Fórum Municipal de Educação foi promovido pelo vereador Professor Marcos (PT), no Plenário Teotônio Vilela.
O objetivo da audiência, de acordo com o vereador, foi discutir a condição de trabalho dos professores, principalmente da rede estadual. “Estamos acompanhando o desmonte da carreira e nos posicionando sempre em defesa da luta dessas categorias, em defesa dos direitos e essa audiência é feita em parceria com o Fórum da Educação, que nós constituímos na luta, para cumprir a tarefa que é defender a educação pública, gratuita e de qualidade”, disse.
Durante a audiência, professores e alunos puderam expor os principais pontos em defesa da educação estadual.
O professor da Universidade Estadual de Goiás, Marcelo Moreira, falou que é necessário transformar essa mesa de debates em ações recorrentes. “A luta é internacional. Ela nasce no território, mas isso é um projeto que precisa ser coordenado”, frisou
Para a professora do Instituto Federal de Goiás, Camila Borges, é preciso fazer uma reflexão sobre os ataques que os trabalhadores da educação pública estão sofrendo. “Precisamos resistir e lutar pela educação pública como um direito para todas as pessoas”.
A professora Márcia Abdala reforçou que é importante esse momento de debate. “É apenas um pontapé inicial. Tivemos grandes ataques e o principal foi o ocorrido pela secretária estadual de educação. Os professores não se reconhecem como classe trabalhadora. Estamos perdendo esse espaço. Estamos falhando. Se você trabalha, depende de salário pra viver, você é pobre, e precisa defender seus interesses. Não podemos desistir dessa luta, se queremos deixar um legado para nossas crianças”, afirmou.
Eliane Gonçalves, professora da UEG, falou que pretendem organizar um movimento em defesa da educação. “Estamos sofrendo há muitos anos, e esse ano se intensificou. Pretendemos organizar um movimento para recuperar as perdas que nós tivemos, envolvendo a jornada de trabalho e o respeito à formação, para que de fato eduque. É preciso ter formação e reconhecimento”, frisou.
Alibertina Eulália de Queiroz, pedagoga aposentada contou que no dia 6 de novembro os professores fizeram um ato em frente a Coordenação Regional contra os ataques que a categoria está sofrendo. “Alguns alunos participaram e avalio de maneira positiva. O assédio moral por parte da secretária estadual é muito sério. Antes de ser Sintego (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás), o movimento dos professores de Goiás chamava CPG. A luta se intensificou bastante. Estamos caminhando e conquistamos o primeiro estatuto que temos antes do Sintego. Em 2001, foi feito um novo estatuto, que prevalecia até então. Tivemos muita perda salarial, além de outros direitos. Com a reforma, perdemos o quinquênio e a licença prêmio. Antes um professor ganhava o mesmo que um desembargador. Atualmente é impossível comparar. Estamos com dificuldade de fazer um movimento e chamar o pessoal pra luta. Não temos o que comemorar com a atual gestão. Não temos valorização”, concluiu.

Câmara entrega Medalha Gerson Pereira de Araújo a servidores públicos

por Marcos Vieira publicado 13/11/2024 15h57, última modificação 13/11/2024 15h57
Câmara entrega Medalha Gerson Pereira de Araújo a servidores públicos

(Fotos: Guto Neves)

Uma sessão solene realizada na noite de terça-feira (12.nov), no plenário Teotônio Vilela, marcou a entrega da Medalha Gerson Pereira de Araújo, uma honraria destinada a homenagear servidores públicos do município, criada através da lei nº 3794/2015, por iniciativa do vereador Jean Carlos (PL).

Vinte servidores foram agraciados com a medalha, por indicação de entidades sindicais que representam os servidores, imprensa anapolina e os próprios vereadores. A sessão foi conduzida pelo presidente Dominguinhos do Cedro (PDT) e além do vereador Jean Carlos estiveram presentes Reamilton do Autismo (Republicanos) e José Fernandes (MDB).

A sessão solene também contou com a presença do prefeito eleito Márcio Corrêa (PL), que destacou a importância do servidor para o cumprimento das promessas assumidas por ele durante a campanha. O próximo gestor também assumiu o compromisso de manter as portas abertas para a categoria.

O presidente Dominguinhos salientou que fez uma gestão de portas abertas ao servidor da Câmara, buscando benefícios à categoria, que resultaram em aumento da produtividade. A partir desse relacionamento com os funcionários do Legislativo, Dominguinhos disse que começou a receber demandas daqueles que trabalham no Executivo. “E conseguimos avanços”, ressaltou.

O vereador Jean Carlos fez um histórico da criação da honraria, relembrou a trajetória de Gerson Pereira de Araújo, segundo ele um servidor correto e humilde, exemplo para várias gerações. Ele destacou o orgulho de estar entregando a medalha para sua mãe, Maria Elenice Barbosa, aposentada da Prefeitura de Anápolis depois de uma vida dedicada ao serviço público.

Também discursaram o publicitário Vander Lúcio Barbosa, diretor-geral do jornal Contexto; o presidente do SindiAnápolis (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Anápolis), Grattony Gratão; o vice-presidente do Sinpma (Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis), Maxwell Moreira Martins; e a ex-deputada Onaide Santillo, diretora-geral da Rádio Manchester.

O servidor Nilson Pereira se emocionou ao discursar em nome dos homenageados. Ele começou a trabalhar como funcionário da Prefeitura de Anápolis aos 18 anos de idade. À época o prefeito era Eurípedes Junqueira. No próximo dia 13 de dezembro, Nilson completará 50 anos de dedicação ao serviço público do município de Anápolis.

Homenageados:

Indicados do Sinpma (Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Anápolis):
Fernanda Vasconcelos Silva Souza
Istella Maria de Lima Nascimento
Miriam Ferreira Aires Santos

Indicados da imprensa anapolina:
Fausto Diego da Silva Mendes (Jornal Contexto)
Francisco Mendonça Neto (Rádio São Francisco)
Juliana Oliveira de Lima (Rádio Imprensa)
Mirian Costa Silva (Rádio Manchester)

Indicados do SindiAnápolis (Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Anápolis):
Maria dos Anjos Batista
Marlene Gomes de Almeida
Milton Eurípedes da Silva

Indicados do SindSaúde (Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde):
Carine de Souza Castro Silva
Lazaro Paulo Nogueira da Silva
Vânia Teodora da Silva Santos

Indicados da Câmara Municipal de Anápolis:
Cleyton Soares da Silva
Glaucia Leal Chiminazzo Ferreira
Marcos de Carvalho Vieira
Maria de Lourdes Pereira de Moraes - Lú Moraes
Maria Elenice Barbosa
Nilson Pereira
Rodrigo Silva Demetrio

Ações do documento

registrado em: