Seliane da SOS defende a implantação na rede pública do Implanton, método contraceptivo


Vereadora lembrou que essa pauta foi proposta pela ex-vereadora e médica Trícia Barreto, para beneficiar mulheres em situação de vulnerabilidade (Foto: Allyne Laís)

A vereadora Seliane da SOS (MDB) usou a tribuna na sessão ordinária dessa terça-feira (5.mai), para comentar sobre a relevância da implantação, na rede pública de saúde em Anápolis, do Implanton, um implante subdérmico contraceptivo de longa duração (LARC), altamente eficaz (>99%), que libera etonogestrel (progesterona) por até 3 anos.

Seliane explicou que o Implanton é um método reconhecido mundialmente pela eficácia e segurança. Lembrou que essa pauta foi proposta pela ex-vereadora e médica Trícia Barreto, com intuito de beneficiar as mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente adolescentes.

A proposta, lembra a vereadora, foi rejeitada na administração anterior, “mas, agora, o prefeito Márcio Corrêa demonstra sensibilidade com essas políticas públicas”. E que Trícia Barreto é a profissional médica que vai capacitar outros médicos da rede básica de saúde para aplicar o programa.

O Implanton, afirma Seliane, amplia a autonomia da mulher e reduz problemas como a gravidez precoce. Faz parte de um processo de prevenção, executado com responsabilidade. “A atual gestão transforma uma ideia em ação concreta”, conclui.