Câmara celebra aniversário da Base Aérea e 1º GDA e reforça papel estratégico e social da FAB
Por:

A Câmara Municipal de Anápolis realizou, na noite desta terça-feira (28.abr), uma solenidade marcada por homenagens à história e à contribuição da Força Aérea Brasileira no município. Por iniciativa da vereadora Cleide Hilário (Republicanos), a sessão celebrou os 54 anos da Base Aérea de Anápolis (BAAN) e os 47 anos do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), além de conceder moções de aplauso a membros do Clube Mach 2 e títulos de cidadania anapolina a autoridades militares.
Autora da proposta, a vereadora Cleide Hilário destacou o papel estratégico e social da Base Aérea para o município. “Hoje nós estamos homenageando homens e mulheres valorosos, que fazem a história do nosso município. A Base Aérea completou 54 anos e faz parte da história de Anápolis. Não apenas na segurança do território, mas também na atuação humanitária, com diversas ações em prol da população”, afirmou. A parlamentar também ressaltou a projeção que a presença da unidade confere à cidade. “Anápolis é reconhecida não somente no Brasil, mas também no exterior por conta desse trabalho. É sempre uma grande honra homenagear esses homens e mulheres.”
Comandante da Base Aérea de Anápolis, o tenente-coronel aviador André Navarro de Lima Guimarães enfatizou a relação de cooperação entre a instituição e o município. “É uma honra para a Base e para todo o nosso efetivo ter a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido ao longo desses 54 anos. Fica muito clara a importância da Base para a cidade e da cidade para a Base”, pontuou. Ele também destacou o acolhimento recebido pelos militares. “O acolhimento que a cidade proporciona para a base, tanto para a base em si quanto para o seu efetivo, faz com que essa relação seja muito boa. E o que a gente percebe nessa, em todo esse processo é um trabalho de cooperação”.
Comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea, o tenente-coronel aviador Vitor Cabral Bombonato recebeu, além da homenagem ao esquadrão, o título de cidadão anapolino. Em sua fala, ele ressaltou o vínculo pessoal e profissional com a cidade. “Anápolis é um lugar pelo qual tenho um apreço muito grande. Foi aqui que comecei minha família, onde casei e tive minhas filhas. Profissionalmente, também marcou minha trajetória, especialmente com a implantação dos caças Gripen”, destacou.
Também agraciado com o título de cidadania anapolina, o major aviador Raphael Hassin Kersul demonstrou emoção ao falar da honraria. “A Base Aérea de Anápolis faz parte da cidade, e essa homenagem é maravilhosa. Eu vivo aqui há um tempo considerável, amo essa cidade e amo a Base Aérea. Estou bastante emocionado e feliz por me tornar, a partir de agora, cidadão de Anápolis”, declarou.
Encerrando as falas, o suboficial Leandro Nascimento de Azevedo, presidente do Clube Mach 2, destacou a importância da integração entre militares e sociedade civil, princípio que norteia a atuação da entidade. “É um reconhecimento sem igual. O clube nasceu com o objetivo de promover a integração, aproximar os dependentes dos militares e, ao longo do tempo, percebemos a necessidade de trazer também a sociedade anapolina para perto”, explicou. “Hoje, vemos que essa integração se consolidou. A Base Aérea pertence à Força Aérea Brasileira, mas também à sociedade anapolina, que sempre acolheu muito bem todos nós.”
Compartilhar
Relacionadas
24 abr 2026
Empresários anapolinos recebem Certificado Georges Hajjar em solenidade na Câmara Municipal
17 abr 2026
Câmara homenageia 80 anos da chegada das Irmãs de Allegany e exalta legado da Santa Casa e da FASA
15 abr 2026
Reconhecimento à engenharia marca sessão solene na Câmara Municipal
10 abr 2026
