Vilma pede atenção do poder público para tratamento de pacientes que sofrem com escaras

por marcos — publicado 05/06/2017 15h41, última modificação 05/06/2017 15h41

A vereadora Vilma Rodrigues (PSC) usou a tribuna, nesta segunda-feira (5.jun), para cobrar providências do poder público municipal quanto a quatro casos de pessoas em Anápolis, acometidas por escaras, que aguardam tratamento médico e, principalmente, remédios para tratar o problema.

Escaras são feridas que aparecem na pele de indivíduos que permanecem muito tempo na mesma posição, como ocorre em pacientes internados em um hospital ou que ficam acamados dentro de casa, sendo muito comum também nos paraplégicos, que passam muito tempo sentados na mesma posição.

Vilma disse que nem um animal estava vivendo na mesma situação que as pessoas que ela visitou. Ela pediu que fossem distribuídas imagens dos pacientes para os vereadores em plenário. “É chocante? Mas não consegui [mostrar] de outra maneira, só assim para mobilizar as pessoas”, comentou.

Vilma Rodrigues afirmou que nenhum dos quatro anapolinos está recebendo ajuda da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, o objetivo do seu discurso não era “jogar pedra” no prefeito Roberto Naves ou nas secretárias de Desenvolvimento Social [Nair Vieira] e Saúde [Luzia Cordeiro], mas sim pedir a união de todos para resolver definitivamente o problema.

Para a vereadora, um médico e uma enfermeira, com os medicamentos adequados, seriam suficientes para realizar o trabalho de fazer os curativos, curando as escaras. Segundo Vilma, um dos casos relatado por ela era de um rapaz vítima de disparo de arma de fogo. O projétil foi removido, mas a ferida acabou se transformando em uma escara, com graves consequências. “Ele vendeu o botijão de gás para poder comprar os remédios”, contou.

registrado em: ,