Vereadores marcam presença na inauguração do CAIS Mulher

por cma — publicado 04/07/2012 00h00, última modificação 08/06/2016 11h55
Unidade localizada no Bairro Maracanã oferecerá diversos atendimentos na área de saúde O presidente da Câmara, Amilton Batista (PTB), acompanhado dos vereadores Dinamélia Rabelo e Luiz Lacerda, ambos do PT, Pedro Mariano (PP), Assef Naben (PMDB), Sírio Miguel (PSB) e o petebista Domingos Paula, representou a Casa em solenidade de inauguração do Centro de Apoio Integral à Saúde (CAIS Mulher), localizado no Bairro Maracanã, na manhã desta terça-feira (04/07). Também participaram do evento o prefeito Antônio Gomide, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, o promotor de justiça, Marcelo Henrique dos Santos, demais secretários municipais, médicos e futuros funcionários da unidade.
 Vereadores marcam presença na inauguração do CAIS Mulher

Vereadores marcam presença na inauguração do CAIS Mulher

O CAIS tem por objetivo prestar atendimento em diversas áreas da saúde para as mulheres. Haverá atendimento em ginecologia, obstetrícia, mastologia, ultrassonografia, radiologia, farmácia, psicologia, assistência social, fisioterapeuta e terapia ocupacional. A unidade ainda oferecerá serviços de patologia cervical, planejamento familiar e climatério. No local, além da coleta de leite materno, será possível a pasteurização do mesmo.

Segundo informações do secretário de Saúde, a estrutura física do CAIS é de 1.007,30 m² divididos em recepção, consultórios médicos, salas de espera, coordenação de enfermagem, salas de preparo de materiais, sala de pequenos procedimentos cirúrgicos, coleta de exames, laboratório, entre outros.

Amilton Batista destacou que era desejo tanto dos parlamentares quando da comunidade possuir em centro que atendesse especificamente as mulheres. “Ficamos felizes com o início do atendimento a todas as mulheres anapolinas. Testemunhamos e valorizamos o compromisso assumido e cumprido nessa gestão”, reforçou.

Médica ginecologista, a vereadora Dinamélia Rabelo reconheceu os benefícios trazidos com a construção do centro de saúde. “Será referência para todas as mulheres. Faremos pré-natais, trabalharemos com a Rede Cegonha. Ou seja, é um avanço para a cidade”. Mesmas palavras foram proferidas por Domingos Paula ao ressaltar a grande estrutura da unidade. “O atendimento será de qualidade até porque a partir de hoje o tratamento dado à saúde da mulher no nosso município será outro e fará a diferença”.

Pedro Mariano lembrou que outras unidades de saúde ainda serão entregues à população e acrescentou que o CAIS ajuda a desafogar o atendimento em outros hospitais. “A parceria entre a Câmara e a Prefeitura é fundamental para que projetos como esses aconteçam. Muitas mulheres agora, nem precisarão ir ao Hospital Municipal, por exemplo, porque contam com atendimento de qualidade no CAIS Mulher”.

Luiz Lacerda, Sírio Miguel e Assef Naben comentaram sobre os avanços que a saúde municipal tem obtido. Para o petista, “já era hora de a mulher ter um atendimento especial” e uma unidade que englobasse todos os serviços. O socialista disse que o CAIS “amplia o acesso à saúde fazendo com que procedimentos que antes, na antiga unidade, não aconteciam por falta de espaço, agora podem ser de fato realizados”. Já o peemedebista Assef Nabem finalizou dizendo que é satisfatório ver a “atenção do poder público voltada para as mulheres”.

O CAIS Mulher foi totalmente construído com recursos provenientes do tesouro municipal. A unidade cuidará da saúde da mulher em todas as suas fases: adolescência, adulta, gestação, climatério e menopausa.

 

 

registrado em: