Vereadores acompanham início da obra de drenagem na Avenida Fernando Costa, que permitirá a conclusão do Parque da Vila Jaiara

por marcos — publicado 15/09/2017 11h24, última modificação 15/09/2017 11h24

Vereadores acompanharam na manhã desta quinta-feira (14.set), o lançamento das obras de implantação de galerias pluviais na Avenida Fernando Costa e vias próximas, que permitirão a conclusão do Parque Ambiental da Vila Jaiara. Sem a drenagem, a água da chuva desce diretamente para o local, inundando-o completamente, destruindo equipamentos públicos e afugentando a população local.

“É uma coisa que deixa a gente triste, deixa a população triste, esse fato de terem feito essa obra sem condições de entregar para a nossa comunidade. Não foi feita a infraestrutura”, salientou o prefeito Roberto Naves (PTB), que anunciou investimento de R$ 3,2 milhões e prazo de conclusão em 60 dias.

Roberto disse que depois de feitas as galerias, a construtora do parque será contatada para concluir a obra. “E aí sim entregar esse cartão postal para nossa querida Jaiara”. Os recursos financeiros têm contrapartida da prefeitura, mas a maior parte vem de emendas de parlamentares conseguidas no governo federal.

O presidente Amilton Filho (SD) frisou que a construção da rede de água para conclusão do parque demonstra respeito ao dinheiro público. “Infelizmente não houve cuidado da administração anterior de antes de fazer a obra, cuidar da infraestrutura, da galeria, porque aqui historicamente é um local de captação da água da chuva, que vem da Jaiara, da Ana Carolina e da Aldeia dos Sonhos e acaba descendo para cá, infelizmente alagando a região toda”, explicou.

Segundo Amilton, a população quer obras que deem resultados práticos, que realmente vão resolver a demanda. “É uma obra que foi prometida, foi sonhada, foi iniciada, mas não foi entregue. Ela não cumpriu a finalidade. Passei aqui ontem à noite, as luzes apagadas e corta o coração ver uma obra desse tamanho, bonita como é, sem a devida utilização da população”, afirmou o presidente.

O vereador Domingos Paula (PV) também falou da importância de se concluir o parque para a população da região norte. “É um parque que na realidade a administração passada diz que está pronto, mas não está. Só vai estar pronto a partir do momento que essa obra fundamental, da rede pluvial, ficar pronta. Esse é um compromisso do prefeito Roberto Naves com a Câmara Municipal”, comentou.

Segundo o vereador Fernando Paiva (PODE), esse é o slogan da gestão atual, “planejamento e ação”, a obra vem em boa hora e a Câmara Municipal é parceira em todas as iniciativas que beneficiem a população anapolina.

Para o vereador Deusmar Japão (PSL), as galerias representam não apenas a possibilidade de conclusão do Parque da Vila Jaiara, mas a implantação de uma infraestrutura duradoura e definitiva em uma das vias mais importantes da cidade, que é a Fernando Costa.

O vereador Américo (PSDB) classificou o evento como uma “manhã feliz”. “O prefeito colocou que não iria retomar a obra do parque sem fazer a captação de água. Hoje estamos ganhando um presente que é esse trabalho na Avenida Fernando Costa e demais ruas do lado do Ana Carolina, onde a água desce muito forte”, ressaltou o tucano, que é moradora da Vila Jaiara.

Lisieux José Borges (PT) disse que o trabalho feito pelo prefeito demonstra a responsabilidade e preocupação em fazer a coisa certa. “Essa obra que está sendo iniciada agora deveria ter sido feita antes do parque. O prefeito anterior já falava dessa intervenção que deveria ter sido feita e não foi. O prefeito está tomando a atitude correta e fazendo o que tem que ser feito, canalizar toda a água porque é um volume enorme que é despejado aqui”.

O vereador Jean Carlos (PTB) também falou em valorização dos recursos públicos. “Sabemos que aqui houve uma intervenção por parte da gestão anterior, até atendendo a reivindicação de moradores e de vereadores, que foi a implantação do parque. No entanto houve essa falha de não fazer previamente a galeria pluvial da Fernando Costa, o que naturalmente já era um tanto quanto previsível, veio a tromba d’água e o volume danificou o que tinha sido feito. Agora a intervenção é no sentido de fazer a implantação para evitar que no período de chuva, essa água danifique o parque. Feito isso, conclui-se o parque e disponibiliza à comunidade”.