Teles Júnior representa a Câmara na formatura de nova turma do programa Cidadão do Futuro

por orisvaldo — publicado 29/01/2018 11h00, última modificação 29/01/2018 11h00
Teles Júnior representa a Câmara na formatura de nova turma do programa Cidadão do Futuro

Teles Júnior representa a Câmara na formatura de nova turma do programa Cidadão do Futuro

O vereador Teles Júnior (PMN) representou a Câmara Municipal de Anápolis, na cerimônia de formatura do programa Cidadão do Futuro, realizada no dia 24 de janeiro, no Teatro Municipal. Ao todo se formaram 43 jovens com idade entre 14 e 18 anos, em ato que contou com a presença do prefeito Roberto Naves (PTB); a primeira-dama Vivian Albernaz Naves; e o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Emprego e Renda, Rodolfo Valentini. 

Na oportunidade, vários formandos falaram de sua relação com o aprendizado no Cidadão do Futuro, para vencer limitações como a timidez para falar e agir, que agora deram lugar à boa articulação e desenvoltura. Teles Júnior evidenciou em sua fala que o programa, além da qualificação, tem outros aspectos igualmente importantes, como a socialização, “há também jovens que poderiam estar à mercê de situações degradantes, que no programa encontram caminho construtivo para a vida”. 

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, Rodolfo Valentini, disse que o Cidadão do Futuro promove a inserção do jovem no mercado de trabalho. “Quando eles são inseridos no ambiente de trabalho, se sentem parte de algo maior, descobrem sua vocação e se destacam entre outros jovens na busca pelo primeiro emprego”, disse. 

A formação inicial dos jovens também é destacada pelo prefeito Roberto Naves. "É uma oportunidade que muitos não têm. Por isso, vamos ampliar esse programa para alcançar ainda mais jovens", afirmou. Além da ampliação, outras novidades no Cidadão do Futuro anunciadas pelo prefeito, estão a criação de um curso preparatório para qualificar os profissionais que atuam no programa e a designação de um padrinho em cada setor da gestão pública em que estejam atuando. 

Segundo o vereador Teles Júnior a Câmara Municipal de Anápolis participa desde o início do processo de desenvolvimento do programa Cidadão do Futuro. “O Poder Legislativo e todos os vereadores entendem que esta ação é essencial. Assim é motivo de honra para a Câmara participar diretamente da discussão e do fortalecimento do Cidadão do Futuro”, concluiu. 

OBJETIVOS
O Cidadão do Futuro destina-se à formação profissional e cidadã de jovens aprendizes dentro da faixa etária de 14 a 18 anos, para atuação e participação nas áreas de cultura e administração pública geral. O objetivo é atender jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social, que tiveram direitos violados, egressos do sistema de medidas socioeducativas e menores encontrados em situação de trabalho infantil. 

Quem participa do programa tem como benefícios café da manhã, almoço, lanche, passe livre, tratamento odontológico e psicológico (estendido também às famílias), encaminhamento ao Hospital Municipal para consultas médicas e oftalmológicas e acompanhamento disciplinar, baseado na frequência escolar. O Cidadão do Futuro tem todos os direitos trabalhistas garantidos pela lei do Menor Aprendiz, ou seja, além de aprender a trabalhar, o jovem recebe uma ajuda de custo. (com Secom)

registrado em: ,