Teles defende Moção de Aplauso ao Depen pela atuação na retirada de presos de Anápolis

por marcos — publicado 09/08/2017 15h01, última modificação 09/08/2017 15h01

O vereador Teles Júnior (PMN) falou na tribuna, nesta quarta-feira (9.ago), sobre Moção de Aplauso apresentada pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, direcionada ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen), pela atuação do órgão a favor de Anápolis, no caso da transferência dos presos para o novo presídio.

Após briga de facções que destruiu alas da Penitenciária Odenir Guimarães (POG), em Aparecida de Goiânia, 558 presos foram enviados para o novo presídio de Anápolis, no dia 23 de fevereiro, antes mesmo que ele fosse inaugurado. O ato provocou reações na sociedade e instituições locais. A desocupação do presídio só foi feita, definitivamente, na última terça-feira (8.ago).

Teles Júnior disse que essa sim era uma homenagem justa. “Devemos reconhecer a ação do Depen na retirada dos presos, pois o órgão teve papel importante na defesa da cidade, ao interferir junto ao Estado, realizando inspeções aqui”, disse o vereador. Ele lembrou que vereadores estiveram no Depen, em Brasília, com a diretora Marlene Inês da Rosa. Teles agradeceu também o diretor Marco Antônio Severo.

O vereador disse ainda que a situação penitenciária de Goiás chegou à precariedade atual devido a não utilização de verbas federais. Segundo Teles Júnior, pelo menos R$ 14 milhões acabaram retornando à União nos últimos anos, porque não foram utilizados pelo governo estadual.

registrado em: ,