Projeto de Vilma Rodrigues, que agiliza tratamento de pessoas com câncer, já tramita na Câmara

por orisvaldo — publicado 06/02/2017 11h23, última modificação 06/02/2017 11h26
Projeto de Vilma Rodrigues, que agiliza tratamento de pessoas com câncer, já tramita na Câmara

Projeto de Vilma Rodrigues, que agiliza tratamento de pessoas com câncer, já tramita na Câmara

A regulamentação no âmbito municipal da Lei Federal nº 12.732/2012, que determina o tratamento de pessoas com câncer em no máximo sessenta dias, a contar do diagnóstico, com assistência efetiva de equipe multidisciplinar especializada (cirurgião, oncologista, clínico e radioterapia), enfermeiro, psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta.

Este é o conteúdo do projeto de lei protocolizado pela vereadora Vilma Rodrigues (PSC) na Câmara Municipal, apresentado à imprensa em café da manhã realizado na sexta-feira (3) e lido na sessão ordinária desta segunda-feira (6). “Os pacientes com dor consequente da doença devem ter tratamento privilegiado e gratuito”, disse a vereadora.

Segundo Vilma Rodrigues, a discussão deste assunto será promovida por audiências públicas, seminários e outras atividades, “para que a população anapolina fique ciente da finalidade e objetivo deste projeto de lei”. A vereadora do PSC falou sobre casos concretos que acompanhou e até de experiência própria.

O projeto de Vilma Rodrigues recebeu apoio de vários vereadores, que participaram do café da manhã: Elinner Rosa (PMDB), Thaís Souza (PSL), Teles Júnior (PMN), Fernando Paiva (PTN) e Leandro Ribeiro (PTB). Todos ressaltaram a importância da matéria e se colocaram à disposição para participar efetivamente para assegurar seu cumprimento.

O ato contou ainda com a presença de duas pessoas que enfrentam o tratamento contra o câncer e que, há algum tempo, colaboram com Vilma Rodrigues neste projeto: Mayra Santana Lopes e Josirlene de Faria Rodrigues. Em seus depoimentos, ressaltaram que é essencial que seja facilitado o acesso das pessoas ao diagnóstico rápido e ao tratamento imediato.

O assessor legislativo parlamentar e advogado, Áquila Pinheiro, disse que o projeto de Vilma Rodrigues regulamenta a Lei Federal nº 12.732/2012, o enquadrando na realidade do atendimento às pessoas com câncer em Anápolis. Segundo ele, a matéria cria condições também para a fiscalização com intuito de assegurar o que diz a lei. 

registrado em: ,