Professora Geli frisa bravura de professora mineira que resgatou crianças de ataque

por marcos — publicado 09/10/2017 14h05, última modificação 09/10/2017 14h05

Ao falar na tribuna sobre o trabalho dos professores, sobretudo porque se aproxima o dia nacional da categoria (15 de outubro), a vereadora Professora Geli Sanches (PT) fez menção à professora Heley Abreu Batista, 43 anos, que morreu ao ajudar no resgate das crianças que sobreviveram ao ataque a uma creche de Janaúba (MG), em fato que emocionou todo o País.

Geli comentou que o presidente Michel Temer dará a Ordem Nacional do Mérito à professora por seu ato de bravura. “Ela tentou resgatar cada criança, cada ser que busca na escola um instrumento de transformação em suas vidas”, ressaltou a vereadora.

Professora Geli disse ainda que esse trabalho de resgatar crianças e jovens é algo inerente ao dia a dia dos docentes em sala de aula. “O professor tira alunos da mão de traficantes, daqueles que não querem o bem para nossos jovens. O profissional em sala de aula sempre tenta conduzir os alunos para o caminho do bem”.

A vereadora se colocou ao lado dos professores na luta diária por melhorias no ambiente de trabalho e disse que cada conquista da categoria ao longo dos anos não foi com aplausos, mas com muita luta.

“Os professores são mediadores do conhecimento e fazem a diferença não só nas unidades, mas na vida de todos os jovens que estão presentes numa sala de aula”, continuou Geli, informando que até hoje é tratada com carinho por ex-alunos que encontra nas ruas, pois o vínculo afetivo, familiar mesmo, é criado na escola.

O caso
Na manhã do dia 5 de outubro, um vigia que trabalhava na creche Gente Inocente, na cidade de Janaúba, e estava de licença médica, entrou no local e ateou fogo em crianças, professoras e nele mesmo.

Até o momento, foram registradas dez mortes, oito delas crianças. Também morreram a professora Heley e o vigia que ateou fogo no local. Ainda há 25 vítimas internadas em hospitais de Janaúba, Montes Claros e Belo Horizonte.