Por iniciativa de Domingos Paula, Câmara outorga títulos de cidadania anapolina a duas moradoras do bairro de Lourdes

por geovana — publicado 21/09/2017 14h44, última modificação 21/09/2017 14h44
Por iniciativa de Domingos Paula, Câmara outorga títulos de cidadania anapolina a duas moradoras do bairro de Lourdes

Por iniciativa de Domingos Paula, Câmara outorga títulos de cidadania anapolina a duas moradoras do bairro de Lourdes

Na noite de quarta-feira (20.set), a Câmara outorgou o título de cidadania anapolina a duas senhoras muito conhecidas  que residem do Bairro de Lourdes, região Leste de Anápolis. Irene de Oliveira Veloso e Elena Pereira Dias foram adotadas pela cidade, através do título entregue por propositura do vereador Domingos Paula (PV).

O líder do PV na Casa disse que suas homenageadas são muito populares e queridas por todos que as conhecem, e fez questão de outorgar o título de cidadania anapolina para oficializar o sentimento de ambas. “Elas já se sentem anapolinas, e de fato já pertencem à história da cidade. Dona Irene chegou muito cedo na cidade e sua principal bandeira sempre foi a educação, alfabetizando crianças e adultos. Lutou muito para a construção da primeira escola na Região Leste de Anápolis . Já dona Elena, com seus 105 anos, vive há 76 anos na cidade. É uma senhora forte, que impressiona por seu vigor. Tem mais saúde que muitos jovens”, falou.

Domingos disse ainda que gosta de homenagear pessoas simples, que contribuem para o progresso da cidade. “Essa entrega não é só minha, mas de todos os vereadores, que aprovaram o projeto dos títulos. Sou simples e prefiro homenagear pessoas que também são. Dona Irene e dona Elena são duas batalhadoras, que muito acrescentaram em nosso município”, comentou.

A vereadora Professora Geli Sanches (PT) foi a relatora do projeto das duas homenageadas e disse que se orgulha de fazer parte desta data. “Fiz questão de relatar os projetos e de participar desta solenidade. São duas moradoras do bairro que eu tenho uma história muito grande. São mulheres guerreiras e importantes para o Bairro de Lourdes. Ao falar da história da educação na cidade, temos que lembrar sempre da Dona Irene. E a dona Elena, muito querida, que ainda faz cocada e azeite de mamona aos 105 com uma vida plena. Sem dúvidas eu deveria estar presente para parabenizar essas novas cidadãs anapolinas”, declarou a petista.

Presente na solenidade, o vereador Jean Carlos (PTB) lembrou que as homenageadas já eram anapolinas de coração. “Agora, com a sensibilidade do vereador Domingos, elas são cidadãs por direito. São pessoas merecedoras, já anciãs, que deixam suas trajetórias de luta pela sociedade e comunidade local. Duas guerreiras que fazem jus ao título recebido”, confessou o parlamentar.

Elena Pereira Dias chegou em Anápolis há 76 anos. Muito lúcida, contou que chegou na cidade quando ainda era um pequeno município do estado de Goiás. “Vim de Minas Gerais para Anápolis, com meus filhos criados já. Não tinha quase nada na cidade quando vim morar aqui. Estou muito feliz com a homenagem. Agradeço ao vereador Domingos Paula pela lembrança. Tenho 105 anos, mas não estou caduca não”, disse.

Irene de Oliveira Veloso nasceu em uma fazenda em Posse (GO) e relatou que chegou em 1948 na cidade, e foi criada aqui. Ajudou a criar a primeira escola no Bairro de Lourdes conta que trabalhou sempre na área da educação. “Comecei a lecionar sem ter concluído meus estudos, mas me debrucei nos livros para conseguir me formar e fazer pós-graduação. Trabalhei até me aposentar, aos 57 anos. Sou anapolina de coração. Estou muito feliz, pois aos 79 anos, já com netos e bisnetos, me sinto honrada, principalmente porque sou muito simples. Estou a vontade, como se tivesse em família”.