Membro da Comissão do IBGE, Pastor Elias Ferreira ressalta importância do censo rural 2017

por assessoria — publicado 09/11/2017 15h42, última modificação 09/11/2017 15h42
Membro da Comissão do IBGE, Pastor Elias Ferreira ressalta importância do censo rural 2017

Membro da Comissão do IBGE, Pastor Elias Ferreira ressalta importância do censo rural 2017

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), representa o Legislativo na Comissão Municipal de Geografia e Estatística (Censo Agropecuário 2017). Na manhã desta quinta-feira (9.nov), ele participou de uma segunda reunião do grupo que teve ainda a presença de representantes do IBGE, EMATER e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

O Coordenador de Subárea, Adriano Carvalho Moreira, informou que a pesquisa é sigilosa, servindo para obtenção de dados e formalização das características do Brasil na área rural. O último censo foi realizado em 2006 e agora, conta com a tecnologia para estabelecer com exatidão as coordenadas das propriedades.

A subárea de Anápolis é composta por onze municípios, Adriano Carvalho, coordenador da pesquisa, comenta que todas as propriedades rurais, sejam no interior do município, quanto nas áreas mais distantes do centro das cidades devem receber o profissional recenseador. “A maior dificuldade ainda, é que as pessoas não sabem que está ocorrendo a pesquisa do Censo rural 2017, que finda em fevereiro de 2018” afirma o coordenador.

A pesquisa consta de 40 itens a serem observados, como a atividade realizada na propriedade, tamanho da área, uso de maquinários entre outras informações relevantes, cujos objetivos são o dimensionamento de áreas cultiváveis, dos níveis de produção de alimentos e da criação animal; a sinalização da utilização e aplicação dos implementos e instrumental agrícola; a quantificação de trabalhadores rurais e sua estratificação em idade, gênero, escolaridade; e a classificação dos padrões de obtenção e ocupação do território nacional em atividades agropecuárias.

Para auxiliar na divulgação da pesquisa, o vereador Pastor Elias Ferreira sugeriu que os líderes religiosos, institucionais e demais associações falem da pesquisa, a fim de que, todos sejam alcançados pelas informações.

“É importante que as pessoas saibam que está acontecendo a pesquisa, e por isso, o cidadão deve receber o recenseador, o qual está uniformizado, identificado com número de matrícula e seus aparelhos próprios”, acrescentou Pastor Elias.

O representante do IBGE frisou que as pessoas podem ter acesso ao questionário e retirarem dúvidas pelo site da instituição, www.censos.ibge.gov.br.