Justiça Eleitoral faz a diplomação dos vereadores, suplentes, prefeito e vice para 2017-2020

por nara — publicado 19/12/2016 10h05, última modificação 19/12/2016 16h44
Justiça Eleitoral faz a diplomação dos vereadores, suplentes, prefeito e vice para 2017-2020

Justiça Eleitoral faz a diplomação dos vereadores, suplentes, prefeito e vice para 2017-2020

A Justiça Eleitoral fez a diplomação dos políticos que foram eleitos para o Executivo e o Legislativo para o pleito de 2017 a 2020 em Anápolis. Na noite de sexta-feira (16), no Teatro Municipal, foram entregues os certificados ao prefeito, vice-prefeito, 23 vereadores e 11 suplentes. Autoridades civis, militares, familiares e amigos dos eleitos participaram da cerimônia.

O evento que entrega os diplomas marca o encerramento do processo eleitoral. Tudo começa quando o interessado em concorrer a uma vaga faz o registro de sua candidatura, em seguida vem a eleição em si e o final é a entrega da declaração para tomar posse. “A partir de agora é possível assumir o cargo e começar a tomar as providências de exercício da função”, explicou a juíza da 144ª zona eleitoral, Eliana Xavier Jaime, responsável pela condução do processo eleitoral em Anápolis.

Para a próxima legislatura, que terá início no dia 1º de janeiro, oito dos atuais vereadores que atuam na Câmara Municipal de Anápolis continuarão em exercício. O presidente da Casa, Lisieux José Borges (PT), é um dos reeleitos e comentou que fato se deve ao reconhecimento da população ao trabalho dos parlamentares. “É muito satisfatório ser diplomado como reeleito. Conseguimos, mesmo diante desta crise política pela qual o país passa, ser reeleito no momento em que a Câmara Municipal foi renovada em 2/3”, afirmou.

Outro vereador reeleito que comemorou a diplomação foi Mauro Severiano (PSDB). O tucano já vai para o sétimo mandato consecutivo e comentou se sentir orgulhoso. “Não é para qualquer pessoa ser sabatinado pelas urnas. Na história de Goiás eu sou o vereador com mais diplomas consecutivos. É um orgulho para mim, para a minha família e para todas as pessoas que confiaram em mim nas urnas”.

O Legislativo anapolino terá a volta do ex-prefeito Antônio Gomide (PT) como vereador. O petista segue agora para o quarto mandato e foi eleito com a maior quantidade de votos do Brasil, considerando a proporcionalidade de eleitores: mais de 11.600. “Volto com muito entusiasmo e alegria de estar servindo a população. Não tenho dúvidas de que esta votação veio em função de um trabalho reconhecido pela cidade. Queremos trabalhar cada vez mais em benefício da cidade, ajudar a proporcionar qualidade de vida ao nosso município”, destacou.

Entre os 15 novos parlamentares eleitos, está a vereadora Vilma Rodrigues (PSC) que conseguiu a maior votação entre as mulheres, conseguindo mais de três mil votos. A legisladora vem somar à bancada feminina que no próximo pleito contará com quatro mulheres. “É uma alegria poder representar as pessoas que confiaram na gente, mas principalmente por significar o aumento da participação das mulheres. Anápolis é uma cidade com mais de 60% eleitoras e quero corresponder a essa confiança”.

Suplentes

Dos atuais vereadores, cinco permanecerão como suplentes e se juntam aos outros seis que foram diplomados para a mesma função. A suplência pertence à coligação que os partidos formaram para a disputa eleitoral e, por isso, totalizam 11. Eles são convocados a assumir a cadeira caso algum dos eleitos abdique da função.

Para o atual vereador Paulo de Lima (PDT) que foi diplomado suplente, o trabalho pela cidade continua mesmo fora da Câmara Municipal. “Todos estaremos à disposição da justiça eleitoral se for necessário assumirmos a posição de vereador. Mas torço que os eleitos façam um bom trabalho pela nossa cidade”.

Executivo

O prefeito eleito Roberto Naves (PTB) e o vice Márcio Cândido também receberam seus diplomas. O próximo chefe do Executivo informou que antes de assumir definitivamente a prefeitura, começou as atividades colhendo informações para a transição dos cargos. “Estamos trabalhando com intensidade, fazendo levantamento de dados e preparando o governo. A partir do dia 1º essa intensidade e responsabilidade aumentam porque estaremos à frente, ao meu entender, da cidade mais importante do Estado de Goiás que é a nossa querida Anápolis”, ressaltou.

A posse de todos os eleitos para o mandato de quatro anos frente a Prefeitura e a Câmara Municipal acontecerá no dia 1º de janeiro de 2017, a partir das 9h, no Teatro Municipal. A solenidade é aberta ao público e será transmitida pelas redes sociais do Legislativo.

registrado em: