Câmara acompanha inspeção do MP nas unidades prisionais de Anápolis

por Camila Virgínia — publicado 26/04/2018 14h05, última modificação 26/04/2018 14h05
Câmara acompanha inspeção do MP nas unidades prisionais de Anápolis

Câmara acompanha inspeção do MP nas unidades prisionais de Anápolis

A Frente Parlamentar para a Segurança Pública, da Câmara Municipal de Anápolis, acompanhou a inspeção do Ministério Público nas estruturas das unidades prisionais da cidade, na tarde desta quarta-feira (25.abr). A Frente foi representada pelos vereadores Pastor Elias Ferreira (PSDB) e Professora Geli Sanches (PT). A ação foi coordenada pelo titular da 25ª Promotoria de Justiça de Goiânia, promotor Marcelo Celestino de Santana. 

A inspeção foi realizada no Centro de Inserção Social ‘Monsenhor Luiz Ilk’ e no Presídio Estadual de Anápolis. Entre os objetivos está a possibilidade de instalação de um Colégio Tecnológico do ITEGO, para a oferta de cursos profissionalizantes para a comunidade carcerária. Também participaram o diretor da organização social Instituto Reger, professor Eduardo Lisboa; e o gerente de Segurança e Monitoramento da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Alex Aparecido Galdioli.

 Foi verificada a possibilidade de instalação de contêineres-escola para cursos de viveiricultura (viveiro e produção de mudas), corte e costura e silk screen. O vereador Pastor Elias Ferreira ressaltou a importância de representar o Poder Legislativo nesta área tão importante que é a segurança pública. “Vistoriamos toda a estrutura e juntos vamos ampliar força, o Legislativo tomará as providências necessárias para somar na implantação do ITEGO para a comunidade carcerária”, explicou o parlamentar.   

Pastor Elias Ferreira disse também que foi verificada a estrutura física e se há possibilidade de instalar o ITEGO. Segundo ele, as discussões estão avançadas e em breve, acredita, será inaugurada a unidade que oferta cursos profissionalizantes. Sobre o Presídio Estadual de Anápolis, o vereador lembrou que a inspeção do MP e da Câmara teve finalidade de averiguar a situação dos presos transferidos para aquele local e certificar as condições humanas dos presos transferidos do complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, tendo em vista as constantes reclamações dos familiares e advogados. 

Segundo dados apresentados pelo diretor do presídio, Klaykson França, ali estão presos 129 homens, sendo 27 de Goiânia e o restante de outros municípios. Pastor Elias Ferreira e Geli Sanches explicam que, no acordo com o município à época da doação do terreno comprado pelo Executivo, havia a previsão de a unidade abrigar ao menos 130 presos de Anápolis, porém a realidade é absurdamente contrária. 

No presídio foi constatado que a situação dos detentos transferidos para a unidade faz jus às queixas já expostas por eles, familiares e advogados. Durante a vistoria, somente o promotor e o representante da OAB Direitos Humanos, Dr. Régis Davidson G. Menezes estiveram nas celas, conversaram com os presos e relataram a escassez no abastecimento de itens de higiene para os detentos, a falta de limpeza dos corredores, a qualidade da alimentação e a necessidade de correção em falhas na estrutura que podem comprometer a segurança dos detentos. 

Pastor Elias revelou que ficou surpreso em saber que não há no novo presídio um detento de Anápolis e que a cobrança será continua até que essa situação seja resolvida. “Precisamos desafogar o antigo presídio que conta hoje com 800 detentos, e como presidente da Frente Parlamentar de Segurança do Legislativo local, vou cobrar pessoalmente do Governador e todas as autoridades envolvidas”, disse. 

Professora Geli Sanches informou que é necessário preocupar e cuidar da recuperação dos detentos enquanto seres-humanos. “Achei muito importante a iniciativa do Ministério Público, responsável pela execução penal do estado, em conhecer o CIS e o presídio. Nosso reconhecimento à atitude do promotor Marcelo Celestino por acompanhar e tratar dessas demandas necessárias para nossa cidade”, finalizou.