Em audiência pública Câmara Municipal encaminha solução para problemas da BR 153 no contorno de Anápolis

por camila — publicado 17/10/2017 15h50, última modificação 17/10/2017 15h50

Numa iniciativa do vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB), a Câmara Municipal de Anápolis promoveu audiência pública na noite de sexta-feira (15.set), para debater e encaminhar soluções que visem minimizar a ocorrência acidentes da BR153 no contorno de Anápolis. A audiência foi realizada no Plenário Teotônio Vilela e teve participação de dezenas de pessoas.

O debate foi enriquecido com a presença de autoridades que atuam diretamente nesta área como o gerente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Alcides dos Santos; o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Roberto Viana de Sousa; e senadora Lúcia Vânia Abrão Costa (PSB).

Segundo Pastor Elias, as autoridades trouxeram esclarecimentos adicionais especialmente sobre onde buscar recursos para minimizar o problema. Nesse caso a ANTT e o DNIT são provisoriamente responsáveis pela rodovia até sair a nova concessão que irá administrar o trecho. Isso porque o Governo Federal cassou a concessão da empresa Galvão Engenharia por descumprimento do contrato.

Diante desta providência do Governo, o trecho retornou à responsabilidade do DNIT. A Senadora Lúcia Vânia, autora da emenda do direito de passagem em ferrovias, explicou que, “a 153 é a espinha dorsal do nosso país, ela transporta grande parte das nossas riquezas, transporta famílias e a mesma foi abandonada pela concessionária em função de dificuldades financeiras”. Segundo ela, as providências que adotou foram necessárias para buscar solução para o impasse.

Marcelo Alcides disse que o debate foi produtivo. “A gente sai daqui com alguns encaminhamentos importantes para prevenir qualquer problema na futura concessão e também tratar demandas da sociedade de Anápolis principalmente na travessia urbana com problemas relacionados a Triunfo e Concebra”, finalizou.