Domingos Paula destaca Dia Mundial do Doador de Sangue

por marcos — publicado 22/11/2017 15h39, última modificação 22/11/2017 15h39

O vereador Domingos Paula (PV) destacou na tribuna, nesta quarta-feira (22.nov), o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro. “Quero aproveitar a data e propor à população anapolina que possam tornar um hábito doar sangue, algo que representa salvar vidas”, discursou.

Domingos disse que é doador de sangue há 20 anos e tem conhecimento que o número de pessoas que procuram os bancos de sangue é pequeno em relação à demanda nos hospitais. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% dos brasileiros são doadores de sangue atualmente.

Domingos é autor de projeto de lei em tramitação na Casa que pretende incentivar a doação de sangue em Anápolis. A propositura estabelece que os doadores de sangue terão atendimento preferencial e prioritário em todos estabelecimentos comerciais, bancários, de serviços e similares, bem como nas repartições públicas municipais, estaduais e federais no município.

Segundo o projeto de lei, os hemocentros, as empresas, os postos de coleta e outros locais que procedem à coleta de sangue são obrigados a fornecer aos doadores uma carteira com a denominação “Doador de Sangue”. Com o documento, que terá validade de 180 dias, a pessoa pode usufruir dos benefícios propostos.

“Doar sangue é uma atitude que deve partir de qualquer cidadão que tenha consciência da importância de ajudar o próximo. Pacientes submetidos a cirurgias eletivas, transplantes de órgãos, terapia para o câncer ou portadores de muitas outras doenças dependem de transfusão de sangue para seu tratamento. O sangue também e essencial para a sobrevida de recém-nascidos prematuros e de pessoas que sofreram grandes acidentes”, escreve Domingos na justificativa do projeto.

registrado em: ,