Câmara recebe a ‘Lamparina de Diógenes’, símbolo da campanha ‘Eu sou do bem, eu sou de Deus’, da Cruzada pela Dignidade.

por orisvaldo — publicado 06/07/2017 11h20, última modificação 06/07/2017 11h31
Câmara recebe a ‘Lamparina de Diógenes’, símbolo da campanha ‘Eu sou do bem, eu sou de Deus’, da Cruzada pela Dignidade.

Câmara recebe a ‘Lamparina de Diógenes’, símbolo da campanha ‘Eu sou do bem, eu sou de Deus’, da Cruzada pela Dignidade.

A Câmara Municipal de Anápolis recebeu, na manhã desta quinta-feira (6.mar), a ‘Lamparina de Diógenes’, símbolo da campanha ‘Eu sou do bem, eu sou de Deus’, promovida pela Cruzada pela Dignidade. O evento aconteceu no auditório da matriz de São Francisco de Assis, no Bairro Jundiaí. Assim como o Poder Legislativo, várias outras instituições e entidades sociais receberam a lamparina, com objetivo de estimular na sociedade a prática do bem.

Os vereadores Leandro Ribeiro (PTB), Professora Geli Sanches (PT) e Fernando Paiva (PTN), representaram a Câmara Municipal de Anápolis na cerimônia de recebimento da ‘Lamparina de Diógenes’. A coordenação dos trabalhos foi do presidente de honra da Cruzada pela Dignidade, juiz de Direito Carlos José Limongi Sterse. Segundo ele, a participação do Poder Legislativo e de representantes de outros poderes constituídos na campanha é de fundamental importância.

Carlos Limongi ressaltou que toda autoridade é vitrine e precisa dar o exemplo. “Infelizmente o que vemos na mídia todos os dias sobre política são exemplos negativos. Então que transformemos esta situação e façamos estes exemplos serem positivos. Temos conversado com os vereadores, o prefeito e outras lideranças, no sentido que também façam mudanças. A lamparina é um símbolo, mas traz uma responsabilidade, de fazer política melhor, limpa, olhando para o cidadão”, disse o juiz.

A partir de agora, a lamparina será exposta pelas diversas instituições e entidades em seus departamentos e setores. A cada semana a lamparina estará em um setor diferente. Na Câmara Municipal, por exemplo, deve passar por todos os departamentos e gabinetes, como forma de sensibilizar a todos para que se engajem no objetivo da campanha, de disseminar o bem em todos os ambientes.

A vereadora Professora Geli Sanches, ao usar a palavra representando o Legislativo, disse que a intenção da Câmara Municipal e dos vereadores é fazer a diferença em suas ações. “A Câmara está de braços abertos para auxiliar, com ações positivas, mostrar com nossas ações que somos do bem”, disse a vereadora. Leandro Ribeiro ressaltou que é um privilégio utilizar do mandato de vereador para promover uma campanha tão profunda e necessária, “é nossa oportunidade para mostrar a que viemos e que nossa intenção é fazer as transformações que melhorem as condições de vida das pessoas”.

Para Fernando Paiva a campanha é transformadora. Segundo ele, os vereadores estão todos mobilizados para participar de forma efetiva da promoção das vertentes da campanha ‘Eu sou do bem, eu sou de Deus’ nas ações do dia-a-dia. “Podemos estabelecer boas ações todos os dias, orar e utilizar as redes sociais apenas para atividades edificantes. A Câmara Municipal entende a essencialidade deste comportamento, que é promover o bem comum”, concluiu o vereador.

A cerimônia de distribuição das lamparinas contou ainda com a presença da primeira dama do município, Vivian Albernaz; os secretários municipais Nair de Moura Vieira (Desenvolvimento Social) e Alex Martins (Educação), a sub-secretária estadual de Ensino, Sonja Maria Lacerda; o diretor do Lar da Criança 'Humberto de Campos', Iron Junqueira; além de representantes da Polícia Militar, igrejas, instituições sociais, do Observatório Municipal de Segurança Pública, entre outros segmentos. 
 

HISTÓRIA

Diógenes de Sínope (413 - 323 a.C.)

Diógenes foi aluno de Antístenes, fundador da escola cínica. Em sua época Diógenes foi destaque e símbolo do cinismo pois tornou sua filosofia uma forma de viver radical. Diógenes expressava seu pensamento através da frase "procuro um homem". Conforme relatos históricos ele andava durante o dia em meio às pessoas com uma lanterna acessa pronunciando ironicamente a frase.

Buscava um homem que vivesse segundo a sua essência. Procurava um homem que vivesse sua vida superando as exterioridades exigidas pelas convenções sociais como comportamento, dinheiro, luxo ou conforto. Ele buscava um homem que tivesse encontrado a sua verdadeira natureza, que vivesse conforme ela e que fosse feliz.