Câmara presta homenagens no Dia Mundial e Municipal de Conscientização do Autismo

por marcos — publicado 03/04/2018 10h45, última modificação 03/04/2018 10h45

Nesta segunda-feira (2.abr), Dia de Conscientização do Autismo, uma data mundial e também municipal, graças a uma lei aprovada em 2016 pelos vereadores anapolinos, uma homenagem foi prestada às instituições que realizam um trabalho de conscientização e apoio aos portadores desse transtorno na cidade.

A iniciativa da homenagem durante a sessão ordinária partiu da vereadora Professora Geli Sanches (PT). “Eu me orgulho de fazer parte desta família azul não somente no dia 2 de abril, mas nos 365 dias do ano”, discursou.

Geli contou que a causa autista “inundou seu coração” por meio da professora Soraya Andrade Chagas, que almejava a redução de carga horária para os servidores da rede municipal aos pais de autistas, por isso procurou a vereadora. Uma emenda acabou sendo aprovada na Casa permitindo a diminuição dessa jornada de trabalho em até 40%, sem prejuízo salarial.

Professora Geli disse ainda que também conseguiu a aprovação de uma lei que trata das políticas públicas para autistas no município. Segundo ela, a legislação foi criada com o apoio de Berenice Piana, a maior autoridade sobre autismo no Brasil, cujo nome batiza uma lei nacional. “Inclusive, ela recebeu desta Casa o título de cidadania anapolina. Ou seja, a maior autoridade nacional na área é cidadã de Anápolis”, comentou a vereadora.

A partir dessa lei municipal de políticas públicas voltadas ao autismo, Professora Geli pediu a concretização da clínica escola para os portadores do transtorno. “Os alunos poderão ser atendidos em sua integridade”, explicou. A vereadora tem outras proposituras em tramitação voltada aos autistas. Ela frisou que por não se tratar de uma deficiência aparente, é preciso criar legislação que garanta algumas condições especiais no dia a dia da família.

Sobre as instituições homenageadas, Professora Geli Sanches destacou o papel que cada uma realiza na luta pela conscientização e atendimento ao autismo. “Que posa pulsar em nós esse sangue azul e que possamos criar políticas públicas para garantir qualidade de vida aos autistas”, ressaltou a vereadora.

O autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por Transtornos de Espectro Autista (TEA). O autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

HOMENAGEADOS

João Pedro Machado Nogueira
Hélio Lopes (Apae Anápolis)
Juliana Maria Francis Martins (Casa Joana)
Valdiléia Prado Rezende (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência)
Maria Rosa Helena de Oliveira (Capsi Crescer)
Lucas Alves Landim (Clínica CCER)
Simone de Freitas (Colégio Estadual Zeca Batista)
Ana Paula Mizuno (Gerência da Saúde Mental de Anápolis)
Reamilton Spindola (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Anápolis)