Câmara Municipal entrega Comenda Henrique Santillo a 26 cidadãos que contribuem para o progresso de Anápolis

por marcos — publicado 14/12/2017 14h44, última modificação 14/12/2017 14h44

A Câmara Municipal realizou sessão solene, na noite de quarta-feira (14.dez), para entrega da Comenda Henrique Santillo a 26 personalidades significativas para o desenvolvimento de Anápolis. Os homenageados foram escolhidos pelos vereadores e submetidos ao plenário, através da votação de projeto de decreto legislativo.

O evento lotou o teatro do Espaço Cultural São Francisco de Assis, no Bairro Jundiaí, e foi marcado por momentos de emoção, protagonizados pelos homenageados e suas histórias de vida. Criada em 2004, a Comenda Henrique Santillo é a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo anapolino. Ela é entregue anualmente, sempre no mês de dezembro.

O presidente Amilton Filho (SD) elogiou a escolha dos vereadores, lembrou que todos os novos comendadores são pessoas de destaque em Anápolis e disse ainda que a Comenda Henrique Santillo não é apenas uma homenagem dos vereadores, mas de toda a população representada pelo Poder Legislativo.

Para Amilton, os exemplos de trabalho e amor à cidade contidos em cada um dos escolhidos são exemplos para todos. “E todas essas trajetórias servem, inclusive, para uma reflexão: 2017 foi um ano tão difícil, mas que possamos neste Natal renovar as esperanças para um 2018 com melhores horizontes”.

O presidente reconheceu que as notícias vindas de Brasília são desoladoras, que cada brasileiro sofre pelas escolhas erradas feitas por esses governantes, mas que tudo isso passe a ser uma página virada e que o processo eleitoral do ano que vem seja uma oportunidade para que essa mudança aconteça de fato.

Escolhido para discursar em nome dos vereadores, Jean Carlos (PTB) falou da importância de Henrique Santillo para a sociedade goiana. “Deixou um legado da política virtuosa, da luta pela democracia e civismo pelo País”. Segundo ele, os novos comendadores devem ser exemplos para o povo. “Porque vocês nos dão uma esperança de uma comunidade mais justa”, completou.

Ao falar em nome dos novos comendadores, o empresário Carlos César Toledo, diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), frisou a importância de se celebrar as pessoas de bem, que era o que a Câmara Municipal estava fazendo naquele momento. Toledo falou da ligação histórica da sua família com Henrique Santillo e disse sentir orgulho dessas trajetórias bem próximas.

O novo comendador citou o fato de o seu pai emprestar o nome ao Colégio Dr. Cezar Toledo, uma unidade pública, gerida pela Polícia Militar, mas que figura entre as mais bem sucedidas do País. Carlos Toledo também falou de seu bisavô, José Fernandes Valente, que foi prefeito por duas oportunidades em Anápolis e responsável pela chegada da ferrovia em 1935, o que mudou o perfil econômico local e definiu o perfil da cidade para sempre.

Toledo disse ainda que se sentia orgulhoso de ter sido convidado pelo prefeito Roberto Naves (PTB) para gerir a CMTT. “Agradeço por poder servir à minha cidade”, concluiu o novo comendador.

Um dos homenageados da noite, o desembargador Gilberto Marques, presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, também foi chamado para discursar. Indicado pelo vereador Leandro Ribeiro (PTB), o magistrado informou que foi juiz de primeira instância em Anápolis, no final dos anos 1980, e se lembrou dos ensinamentos de um grande jurista de Goiás, o anapolino Adhayl Lourenço Dias.

“Fico com o coração cheio ao me lembrar dele, um homem de notável saber, autor de obras importantes, que recebia ministros do Supremo Tribunal Federal em sua chácara, que vinham a Anápolis para conversar com esse mestre”, frisou o presidente do TJGO.

Gilberto Marques também citou o desembargador substituto Marcus da Costa Ferreira, de Anápolis, que na época em que o presidente do TJGO era juiz na cidade, foi seu escrevente. “É também uma ligação com essa cidade. Dr. Marcus, um homem sábio, que agora atua conosco no Tribunal de Justiça”, comentou.

A Comenda
A Comenda Henrique Santillo foi criada por meio da Resolução nº 7, do ano de 2004, numa iniciativa do vereador José Vieira da Silva.

Henrique Antônio Santillo nasceu em 23 de agosto de 1937, em Ribeirão Preto. Filho de imigrantes italianos: Virgínio Santillo e Elydia Maschietto Santillo. A família, composta também pelos irmãos Adhemar e Romualdo, radicou-se em Anápolis em 1942. Ainda jovem, trabalhou para ajudar no sustento da família. Foi casado com dona Sônia Célia Santillo, com quem teve cinco filhos: Elídia Célia, Sônia Míriam, Carlos Henrique, Carla Cíntia e Virgínio Neto. Graduou-se em medicina em 1963, pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Médico, foi lutador incansável pela saúde pública, o atendimento social, sempre com o olhar voltado aos mais necessitados. Como senador foi percussor da criação do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Eleito governador, em 1986, foi em sua gestão que aconteceu a construção do sistema de rede de esgoto, dos Cais, da ampliação do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia, do Laboratório do Teste do Pezinho da Apae, da Unidade Oncológica Dr. Mauá Cavalcante Sávio, a Unidade de Saúde da Criança na Vila Jaiara gerida pelos Vicentinos, entre outras obras de grande importância.

Henrique Santillo criou em Goiás o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, que deu subsídios para a criação do Programa de Saúde da Família, do Governo Federal.

Foi um dos fundadores do antigo MDB, em 1966, pelo qual foi eleito vereador e prefeito de Anápolis. Em 1974, foi eleito deputado estadual e, em 1978, conquistou uma vaga no Senado.

Em 1980, participou da criação do Partido dos Trabalhadores. Em 1986, foi eleito governador pelo PMDB. Foi um dos fundadores do PSDB em Goiás. Em 1993 aceitou o convite do presidente Itamar Franco para dirigir o Ministério da Saúde. Depois, no primeiro governo de Marconi Perillo foi secretário de Saúde e de Articulação Política.

Em 1999 foi nomeado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, passando por várias funções, inclusive presidente. Faleceu em 25 de junho de 2002.

Os novos comendadores:

Adonai Tadeu Rodrigues
Alexandre Gomes
Amador dos Santos
Anastácios Apostolos Dagios
Antônio Pedro Ghirardi
Benedito Gonçalves da Costa
Bertiê Adais Magalhães
Carlos César Savastano de Toledo
Círio Barbosa Ramos
Daniel Messac de Morais
Edward José Júnior
Frederico Antônio Bastos Godoy
Geovanne Laurindo Costa
Gilberto Marques Filho
Gilvan Leite Borges
Henrique Mariano de Oliveira
João Batista Victor
Lilian Paulina de Morais
Marcelo Cecílio Daher
Mateus Milhomem de Sousa
Odair Francisco Borba
Ricardo Silveira Dourado
Roberto Antônio Abrão
Stanley James Fanstone Pina
Talmon Pinheiro Lima
Valber Barreto De Queiroz

registrado em: