Câmara Municipal aprova projeto de lei que cria o programa Creche para Idosos em Anápolis

por marcos — publicado 17/05/2017 11h55, última modificação 17/05/2017 11h52
Câmara Municipal aprova projeto de lei que cria o programa Creche para Idosos em Anápolis

Câmara Municipal aprova projeto de lei que cria a Creche para Idosos em Anápolis

A Câmara Municipal aprovou nessa quarta-feira (17.mai), em 1º turno de votação, projeto de lei da vereadora Vilma Rodrigues (PSC) que cria o programa Creche para Idosos em Anápolis. A propositura foi a primeira a ser protocolada na Casa pela atual legislatura.

A votação foi acompanhada por diversos internos do Abrigo São Vicente de Paulo, coordenadores de entidades assistenciais e pelo titular da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso de Anápolis, Manoel Vanderic, que é filho da vereadora Vilma Rodrigues.

O programa propõe a criação de um espaço para atender pessoas, a partir dos 60 anos, no horário compreendido entre 7h e 18h. A ideia é justamente assistir famílias que precisam trabalhar, mas não tem com quem deixar parentes idosos que precisam de acompanhamento continuado.

A Creche para Idosos irá atender famílias de baixa renda e, de acordo com o projeto, contará com uma equipe multidisciplinar formada por um médico, um nutricionista, um psicólogo, um fisioterapeuta, um assistente social e profissionais da área da saúde e das ciências humanas.

O texto apreciado pelos vereadores também autoriza convênios com a Delegacia do Idoso e Ministério Público para triagem dos idosos beneficiados pela creche, e parcerias com empresas privadas, especialmente as de ensino superior, visando a melhoria no atendimento.

Vilma Rodrigues relatou na tribuna que a ideia para a Creche para Idosos surgiu há cerca de dez anos, quando ela tomou conhecimento de um caso de um idoso que se machucou ao cair em casa, pois passava o dia inteiro sozinho – o homem acabou sendo resgatado pela polícia, depois de chamados de vizinhos, e acabou indo para o hospital. A vereadora disse que a filha desse idoso trabalhava por necessidade e não tinha ninguém com quem deixar seu pai. “Ela demonstrou todo seu desespero com o ocorrido”, disse a vereadora.

Vilma Rodrigues comunicou que o prefeito Roberto Naves (PTB), “sensibilizado pela causa”, prometeu usar parte de um recurso prometido pelo governador Marconi Perillo (PSDB) para Anápolis para a construção da Creche para Idosos. Inicialmente esse valor seria de R$ 500 mil, mas o líder do prefeito, Jakson Charles (PSB), afirmou que Roberto se comprometeu a aumentar o montante, caso necessário, para concretização do projeto.

Clique aqui e veja a íntegra do projeto de lei.

registrado em: ,