Câmara inaugura WebTV e Centro de Memória

por cma — publicado 20/06/2012 00h00, última modificação 09/06/2016 10h35
Os projetos foram apresentados aos vereadores, imprensa e funcionários na manhã desta quarta-feira (20). O acesso a ambos é feito pela internet A Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal apresentou dois projetos desenvolvidos pelo departamento: a TV Câmara e o Centro de Memória. Durante evento que reuniu os vereadores, a imprensa e os servidores da Casa, houve demonstração de como os sistemas funcionam. Estiveram presentes o presidente Amilton Batista (PTB) e os parlamentares peemedebistas Assef Naben e Eli Rosa, os pepistas Pedro Mariano e João Feitosa, Domingos Paula (PTB) e Luiz Lacerda (PT).
 Câmara inaugura WebTV e Centro de Memória

Câmara inaugura WebTV e Centro de Memória

O presidente Amilton Batista destacou que os projetos objetivam dar transparência às atividades do Legislativo. “A TV Câmara pode ser visualizada no mundo inteiro através da internet. É uma ferramenta que soma com outros meios de comunicação do nosso município. O Centro de Memória tem uma função histórica”, explicou.

Conforme explicações do diretor de comunicação, Orisvaldo Pires, a WebTv proporcionará à população o acesso direto à informação. “O objetivo é aproximar da sociedade e ampliar a abrangência da Câmara Municipal. Vamos transmitir as sessões e os eventos ao vivo. O cidadão poderá acompanhar da sua própria residência”.

O coordenador do Centro de Memória, Diogo Jansen, disse que existem atualmente 120 mil documentos digitalizados. O acesso ao acervo é feito através do site da Câmara Municipal. “Entre o material estão projetos de Lei, requerimentos, documentos contábeis”. Jansen acrescentou que não é mais necessário ao pesquisador vir a Casa procurar os documentos. “É um progresso porque o acesso pode ser feito pela internet e isso facilita”.

Todos os vereadores presentes elogiaram as iniciativas. Domingos Paula destacou os projetos desenvolvidos pela presidência e deu ênfase à Comunicação. “É um marco na história do Legislativo anapolino porque leva a informação de tudo aquilo que está acontecendo à população”. O peemedebista Assef Naben disse que os recursos foram conseguidos após muita luta. “É um direito da população ver pela internet todas as sessões e todos os trabalhos que são feitos nas comissões”.

Pedro Mariano afirmou que é de grande valia o departamento para que a “Câmara possa divulgar suas ações”. O também pepista João Feitosa reafirmou a importância de se divulgar os atos dos parlamentares, através dos mecanismos desenvolvidos pelo departamento de comunicação. Luiz Lacerda finalizou a fala dos legisladores apontando projetos desenvolvidos pela atual presidência e a divulgação dos mesmos pela assessoria da Casa.

TV Câmara
O projeto já está no ar através do site da Câmara Municipal. Diariamente, às 9h a população tomará conhecimento da agenda da instituição, atividades e eventos dos vereadores. A partir das 11h30 será transmitida uma entrevista gravada com os parlamentares sobre temas legislativos e cotidianos. Às 12h30 o canal on line apresentará um boletim com as principais informações da Casa. As sessões ordinárias, solenes e reuniões do projeto Câmara nos Bairros serão transmitidos ao vivo mediante acontecimento dos mesmos.

Centro de Memória
Também já está disponível no site da instituição. Para ter acesso a algum documento, o interessado deverá clicar no ícone à direita da tela e preencher o campo ‘texto’ com alguma palavra referente à sua pesquisa. Todos os projetos referentes àquele assunto aparecerão na tela. Ao escolher o documento a ser analisado, o mesmo irá gerar um arquivo em PDF para consulta e impressão.
Foram investidos mais de R$ 100 mil para a execução dos projetos que contam com equipamentos modernos e um estúdio próprio para a televisão on line. Todos os trabalhos são executados por servidores da Câmara Municipal.

 

 

 

registrado em: