Câmara participa de reunião com governador para tratar do Polo da Base Industrial de Defesa

por marcos — publicado 12/04/2018 11h20, última modificação 12/04/2018 16h03
Câmara participa de reunião com governador para tratar do Polo da Base Industrial de Defesa

Câmara participa de reunião com governador para tratar do Polo da Base Industrial de Defesa

O governador José Eliton (PSDB) esteve na Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), nesta quinta-feira (12.abr), para conhecer detalhes do Comitê da Indústria de Defesa e Segurança de Goiás (Comdefesa-GO), que trabalha para a instalação de um polo do setor na cidade.

O vereador Pastor Elias Ferreira (PSDB) representou a Câmara Municipal no evento. O Poder Legislativo anapolino é um dos apoiadores do projeto, que pode culminar na instalação de diversas empresas na cidade.

No dia 22 de março, o presidente Amilton Filho (SD) fez parte de comitiva que esteve em São Paulo, na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e na Abimde (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança), apresentando o projeto goiano.

Em uma breve explanação, o presidente da Acia, Anastacios Apostolos Dagios, falou sobre a importância da criação de um polo de indústrias de defesa em Anápolis, um setor que fabrica “desde o alfinete até o foguete”. O líder classista pediu apoio a José Eliton, inclusive para participar de uma audiência com o ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna.

Anastacios citou a possibilidade de Anápolis ter um centro de aquisições de equipamentos comprados pela área de Defesa do governo federal, o que implicaria em pelo 4% de um orçamento anual de R$ 7 bilhões para o setor.

Além disso, o Comdefesa-GO luta para que cursos superiores que sirvam ao setor de Defesa sejam implantados em Anápolis, em uma parceria entre a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

O governador ressaltou a importância da “agenda qualificada”, se comprometeu a apoiar o Comdefesa-GO e falou sobre a atenção que dará à cidade de Anápolis. “No meu quarto dia útil no governo, já estou aqui, visitando as autoridades”, disse.

José Eliton disse que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Ribeiro (PTB), que é vereador licenciado da Câmara Municipal de Anápolis, tem um papel fundamental para fazer a interlocução entre o setor produtivo anapolino e o poder público.

O governador citou a necessidade de se viabilizar o balizamento e as homologações da pista do aeroporto de cargas, inaugurada recentemente. José Eliton disse que para a viabilização do polo de indústrias de Defesa, se for preciso poderá ser feito um debate sobre incentivos tributários para o setor.