Alunos da Escola Municipal Antônio Constante participam do projeto "Escola do Legislativo"

por geovana — publicado 07/11/2017 16h45, última modificação 07/11/2017 16h44
Alunos da Escola Municipal Antônio Constante participam do projeto "Escola do Legislativo"

Alunos da Escola Municipal Antônio Constante participam da Escola do Legislativo

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Antônio Constante participaram de mais uma edição do projeto Escola do Legislativo, na tarde desta terça-feira (07.nov). A iniciativa partiu do primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Leandro Ribeiro (PTB), que recebeu os alunos juntamente com o presidente da Casa Amilton Filho (SD) e Elinner Rosa (PMDB).

As crianças puderam conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, descobrir as normas utilizadas e indagar sobre o trabalho dos parlamentares. Os alunos também pediram melhorias para a escola, como uma quadra coberta. Leandro Ribeiro explicou que já visitou o local, e inseriu na Lei Orçamentária Municipal (LOA) o requerimento para este benefício.

Leandro falou que os alunos desenvolvem consciência política através desta visita. “Acredito que as crianças possam entender mais sobre o trabalho dos vereadores, o funcionamento dos gabinetes, e como a política interfere na vida de todos. Estamos percebendo que nossos estudantes estão se politizando”, contou Leandro.

A vereadora Elinner disse que ficou surpresa com as perguntas realizadas. “Eles foram bem diretos, já vieram preparados para entender nosso trabalho. Essa é uma forma de educação e a interação sócio-política é muito importante e necessária, para que as crianças não desacreditem no trabalho de seus representantes”, destacou a parlamentar.

O presidente revelou que a Câmara tem buscado a interação com todos os setores da cidade, principalmente através de visitas escolares. “Nos alegra muito essa visita, pois vejo que os alunos estão aprendendo sobre política, entendendo como funciona esta Casa, para que possam crescer  mais politizados. Foi muito produtivo, pois trouxeram reivindicações, e é isso que esperamos deles”, falou.

Rosângela Forzane, coordenadora e professora do 5º, disse que a visita concede noções políticas aos estudantes. “Diante da atual fase política, as crianças acompanham muitas notícias negativas. É muito importante que elas possam conhecer de perto o trabalho dos vereadores, que são os políticos mais próximos, e ver que são acessíveis, e que podemos trocar idéias e fazer reivindicações. Eles aprenderam que podem participar do cotidiano da Câmara Municipal”, revelou.

Para a diretora Paula Patrícia Dias de Morais, os alunos entendem sobre os direitos e deveres dos cidadãos através de iniciativas como esta. “No mês de setembro, trabalhamos sobre civismo com os alunos, e a questão política é inserida no contexto. Agradeço ao vereador Leandro Ribeiro pelo convite e ao presidente Amilton Filho e a vereadora Elinner Rosa pelos esclarecimentos”, afirmou.

A aluna Mariana Santos Oliveira Ferreira, de dez anos, contou que aprendeu muito com essa visita. “Eu não sabia como funcionava a Câmara. Perguntei sobre a eleição da mesa diretora e escolha do presidente, pois não tinha ideia de como era. Achei muito interessante”, revelou.

Rogers Xavier, de onze anos, falou que nunca tinha visitado a Câmara. “Achei muito legal. Não sabia a diferença entre sessão ordinária e sessão solene e agora eu consegui entender. Hoje vejo que os vereadores não ficam só discursando, eles também fazem projetos para a cidade”, reconheceu o estudante.

No final do encontro, a escola recebeu um certificado de Honra ao Mérito pela participação no projeto Escola do Legislativo.